TSE pode retirar 184 inserções de Bolsonaro e dar a Lula, como direito de resposta

Com isso, o candidato à reeleição ficaria com apenas 55 inserções até o último dia da propaganda eleitoral
Por: Brado Jornal 20.out.2022 às 15h44
TSE pode retirar 184 inserções de Bolsonaro e dar a Lula, como direito de resposta
Foto: Divulgação

Em duas decisões proferidas na quarta-feira 19, a 10 dias da votação, o Tribunal Superior Eleitoral retirou da campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) 184 inserções de 30 segundos da propaganda eleitoral gratuita na televisão. As inserções serão concedidas ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como direito de resposta. Das decisões, ainda cabe recurso, segundo informou o portal G1.

Numa decisão, o plenário do TSE concedeu 164 inserções de 30 segundos da campanha de Bolsonaro a Lula para rebater propagandas que associavam o petista a criminosos.

Na outra decisão, o ministro Paulo de Tarso Sanseverino concedeu 20 inserções de 30 segundos de Bolsonaro para que Lula se defenda das acusações de que é “ladrão” e “corrupto”.

Em uma terceira decisão concedida na quarta-feira, o ministro Sanseverino deu a Bolsonaro 14 inserções de 30 segundos de Lula para responder sobre propaganda que o associa a práticas de canibalismo. Também cabe recurso à coligação de Lula. 

Com as decisões do TSE, Bolsonaro deixará de ter direito a 170 inserções de 30 segundos, distribuídas ao longo da programação das emissoras, De acordo com o site Poder 360, restam, entre 21 e 28 de outubro — último dia da propaganda de rádio e televisão — 225 inserções para cada candidato. Com as decisões do TSE, Bolsonaro ficará com apenas 55 e Lula, com 395.

A ministra Maria Claudia Bucchianeri, relatora da representação na qual a coligação de Lula obteve as 164 inserções, observou que “o exercício do direito de resposta no horário eleitoral gratuito é medida excepcional, que revela restrição à liberdade de manifestação do pensamento” e defendeu a intervenção mínima da Justiça Eleitoral nas campanhas. No entanto, a ministra considerou o entendimento da maioria do TSE de “atuação profilática” contra discursos com desinformação.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
ACM Neto é o anti-Lula na Bahia, afirma secretário do PT
Éden Valadares diz que reunião com Flávio Bolsonaro em Brasília encerra dúvidas; pré-candidato ao governo baiano abandona neutralidade de 2022 e se posiciona contra projeto petista
Dirceu afirma que campanha de Lula não será mais “Lulinha paz e amor”
Ex-ministro completa 80 anos em festa em Brasília, convoca PT para mobilização de combate, critica Flávio Bolsonaro como golpista e lança jingle sertanejo em apoio à própria pré-candidatura a deputado
Bolsonaro transferido para cuidados intermediários
Ex-presidente melhora em marcadores inflamatórios e função renal no Hospital DF Star; segue em unidade intensiva sem previsão de alta
Bolsonaro tem novo pedido de prisão domiciliar por agravamento de pneumonia
Advogados alegam risco progressivo à vida no regime atual de custódia; ex-presidente apresenta melhora parcial após antibióticos, mas segue internado sem previsão de alta
Antônio Rueda afirmava que lucraria bilhões intermediando venda do Banco Master
Presidente do União Brasil contava a interlocutores que negócio com BRB renderia fortuna e destacava proximidade com presidente do banco estatal; caso envolve Vorcaro e atrai atenção do Planalto e PF
Deputados do PP quitam faturas de cartão de crédito de Ciro Nogueira, revela relatório do Coaf
Pagamentos totalizaram R$ 17 mil em 2024 e aparecem em documento ligado a fintech usada pelo PCC
Carregando..