Ministro de Lula recua da extinção do saque-aniversário do FGTS

Luiz Marinho agora diz que medida vai ser 'objeto de amplo debate'
Por: Brado Jornal 06.jan.2023 às 13h09
Ministro de Lula recua da extinção do saque-aniversário do FGTS
Foto: HENRIQUE BARRETO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, recuou da ideia de extinguir o saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Em publicação no Twitter, Marinho disse que a modalidade será “objeto de amplo debate” entre o Conselho Curador do FGTS e as centrais sindicais.

A decisão de Marinho ocorre depois da repercussão negativa que sua fala anterior provocou. Ele levou uma bronca de Lula antes da reunião ministerial. Ao jornal O Globo, o ministro disse que acabaria com o benefício.

O saque-aniversário do FGTS permite que o trabalhador retire até 50% do valor disponível no fundo, de acordo com o saldo disponível na conta. Segundo a Caixa Econômica Federal, cerca de 30 milhões de trabalhadores recorrem à modalidade. Ao todo, sacam, em média, R$ 12 bilhões por ano.

Além do debate sobre FGTS, Marinho também afirmou que a “preocupação” do governo é “com a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras em caso de demissão e com a preservação da sua poupança”.

Por meio do saque-aniversário, o trabalhador pode retirar, anualmente, uma parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa. O período de saques começa no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador.

Os valores ficam disponíveis até o último dia útil do segundo mês subsequente. Caso o dinheiro não seja retirado no prazo, volta para as contas do FGTS em nome do trabalhador.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Encontro de Vorcaro, Moraes, Motta e Ciro é revelado em mensagens da PF
Banqueiro relatou reunião conjunta com ministro do STF, presidente da Câmara e senador em conversa interceptada pela polícia
Prefeitura de Salvador entrega escola reformada e anuncia 28 novas construções em 2026
Bruno Reis participa de inauguração no Lobato e destaca foco em alfabetização, inclusão e medidas de equidade para o ano letivo; reajuste salarial e bolsa frequência também foram aprovados.
Prefeito Bruno Reis anuncia chapa forte da oposição para derrotar o PT na Bahia
Bruno Reis destaca união em torno de ACM Neto e afirma que semana será decisiva para anúncio de candidatos capazes de promover mudança no estado.
Flávio Bolsonaro repreende militantes em transmissão ao vivo no X
Pré-candidato à Presidência desautoriza ataques a aliados e defende união na "direita" durante Space
Ex-presidente Bolsonaro é transferido para cuidados intermediários após melhora clínica
Jair Bolsonaro, de 70 anos, apresenta recuperação da função renal e redução parcial de marcadores inflamatórios; segue internado no Hospital DF Star sem previsão de alta da unidade intensiva.
Ministro do STF acaba com aposentadoria compulsória como punição a juízes
Flávio Dino decide que penalidade que mantém salário integral não tem mais base constitucional após Reforma da Previdência de 2019; infrações graves agora devem levar à perda do cargo.
Carregando..