Após o Exército divulgar o quantitativo de registros para aquisição de armas entre 2019 e 2022, período do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal eleito Capitão Alden (PL), ao comentar a declaração do Instituto Sou da Paz, que afirmou acompanhar a categoria dos Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs) desde 1990, questionou se a instituição registrou a diminuição da violência no Brasil nos últimos anos.
De acordo com os dados, Bolsonaro (PL) concedeu em média 691 registros de novas armas por dia para CACs. Ao todo 904.858 registros para aquisição de armas. Comentando a declaração do gerente do Sou da Paz, Bruno Langeani, que afirmou que acompanha a categoria desde os anos 1990 e que esse era um grupo "muito residual, de pouquíssimas pessoas", Alden questionou se o Instituto também acompanhou a queda no número da violência no Brasil.
"O Instituto Sou da Paz afirma que acompanha dos CACs há mais de trinta anos. Com isso, creio que eles também registraram que após o crescimento da política armamentista também foi apontada a diminuição da violência no país. Armas significam proteção, segurança e liberdade. Quem fala ao contrário disto mostra total desconhecimento da pauta", disse o parlamentar.
De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou 47.503 homicídios ao longo do último ano, o equivalente a 130 mortes por dia. O número representa queda na comparação com 2020 e é o menor registrado desde 2011, quando se inicia a série histórica.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...