Após críticas de sigilo, governo divulga lista de convidados da posse de Lula

Itamaraty alega que gastos com coquetel no dia 1 de janeiro estão no portal da Transparência, mas não há detalhamento
Por: Brado Jornal 01.fev.2023 às 16h50
Após críticas de sigilo, governo divulga lista de convidados da posse de Lula
Divulgação

Após repercussão negativa, o governo resolveu retirar o sigilo sobre a lista de convidados do coquetel da posse de Lula no Itamaraty. As informações foram enviadas ao UOL via Lei de Acesso à Informações.

Como registramos na semana passada, o governo havia aplicado sigilo de até cinco anos sobre a relação de 3,5 mil nomes, alegando “caráter reservado” e “risco à condução de negociações ou às relações internacionais”.

Em relação ao custo do coquetel, porém, os dados permanecem ocultos. O Ministério das Relações Exteriores alega que os gastos podem ser acessados no Portal da Transparência, mas se nega a detalhar os valores, itens e fornecedores. Apenas a Secretaria Geral da Presidência divulgou um valor global de R$ 627,9 mil.

O montante, no entanto, traz apenas a contratação da parte técnica (como monitores, equipamentos de som, cadeiras e flores).

A lista tem 117 páginas e mostra que, entre os convidados, há o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, que não compareceu à posse.Também constam no documento o ex-chanceler Aloysio Nunes Ferreira; o ex-secretário-geral da Liga Árabe Amr Moussa; e a coordenadora do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, Kelli Mafort.

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro foram chamados, entre eles, os deputados federais Otoni de Paula (MDB-RJ) e Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC). O ex-deputado Alexandre Frota também aparece na lista do coquetel no Itamaraty.

Os ministros André Mendonça e Kassio Nunes Marques, indicados ao Supremo Tribunal Federal pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, receberam convites.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputada Carla Zambelli deixa o cargo após decisão do STF
Suplente Adilson Barroso assume vaga na Câmara
Manifestação contra o PL da Dosimetria atrai milhares em várias capitais
Estimativa aponta para 13,7 mil participantes no pico do ato em São Paulo
Carregando..