Lula quer mandar Dilma para China

Governo pretende tirar atual presidente do banco dos Brics para acomodar a petista
Por: Brado Jornal 08.fev.2023 às 15h54
Lula quer mandar Dilma para China
Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva busca maneiras de acomodar Dilma Rousseff no governo. Uma saída é mandá-la à China. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, publicada nesta quarta-feira, 8, Lula pretende dar a ela o cargo de presidente do banco do Brics, grupo de países que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A sede da instituição fica em Xangai.

Para a manobra dar certo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está articulando a demissão do atual chefe do banco. Marcos Troyjo está no cargo desde 2020 e tem um mandato de cinco anos. O economista foi indicado em 2020 pelo ex-ministro Paulo Guedes.

Ainda conforme a reportagem, o ministro de Lula tenta convencer Troyjo a renunciar ao cargo. Diante de um impasse, o governo brasileiro seria obrigado a forçar a sua saída, propondo a destituição aos demais países. Desse modo, poderia indicar Dilma ao posto.

O banco do Brics conta com capital inicial de US$ 50 bilhões e capital autorizado de US$ 100 bilhões e tem como principal objetivo apoiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, públicos ou privados, nos países do Brics e em outras economias emergentes.

A assessoria da ex-presidente Dilma informou que ela define as informações sobre sua eventual nova missão como “meras especulações”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Manifestação contra o PL da Dosimetria atrai milhares em várias capitais
Estimativa aponta para 13,7 mil participantes no pico do ato em São Paulo
Derrota internacional expõe bolsonarismo e amplia crise interna do grupo
Circula nos meios políticos e diplomáticos um boato ainda não confirmado de que um eventual novo acordo entre os governos Trump e Lula poderia abrir caminho para extradições
Deputada Carla Zambelli deixa o cargo após decisão do STF
Suplente Adilson Barroso assume vaga na Câmara
Carregando..