Lira manda recado ao presidente Lula

A declaração é uma resposta aos recentes ataques do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à gestão de Roberto Campos Neto na autoridade monetária
Por: Brado Jornal 09.fev.2023 às 15h47
Lira manda recado ao presidente Lula
Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu, nesta quinta-feira (9/2), que o “Banco Central independente é uma marca mundial” e que o “assunto não retroagirá” no Parlamento. A declaração é uma resposta aos recentes ataques do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à gestão de Roberto Campos Neto na autoridade monetária.

“Eu tenho a escuta, a tendência do que a maioria do plenário pensa em relação à independência do Banco Central, que nesse assunto não retroagirá… O Banco Central independente foi o modelo escolhido pelo Congresso Nacional”, enfatizou o deputado, que participou de uma feira agropecuária em Cascavel (PR).

Não há disposição do Congresso Nacional em rever o modelo de autonomia e atuação do Banco Central. A indisposição em lidar com o tema encontra eco entre lideranças parlamentares e congressistas ouvidos pela reportagem.

Sancionada em 2021 pelo então presidente, Jair Bolsonaro (PL), a autonomia do BC foi avalizada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal pela maioria dos deputados e senadores. A pauta era, na ocasião, uma das prioridades da agenda liberal-econômica do então ministro da Economia, Paulo Guedes.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Derrota internacional expõe bolsonarismo e amplia crise interna do grupo
Circula nos meios políticos e diplomáticos um boato ainda não confirmado de que um eventual novo acordo entre os governos Trump e Lula poderia abrir caminho para extradições
José Antonio Kast vence eleição e será o novo presidente do Chile
Opositor de extrema-direita derrota candidata governista com ampla margem no segundo turno
Manifestação contra o PL da Dosimetria atrai milhares em várias capitais
Estimativa aponta para 13,7 mil participantes no pico do ato em São Paulo
Deputada Carla Zambelli deixa o cargo após decisão do STF
Suplente Adilson Barroso assume vaga na Câmara
Carregando..