CGU vai tirar sigilo de cartão de vacinação de Bolsonaro

Informação é sigilosa em razão de direito à privacidade de dados médicos
Por: Brado Jornal 16.fev.2023 às 13h57
CGU vai tirar sigilo de cartão de vacinação de Bolsonaro
O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Foto: Alan Santos... Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/politica/relatorio-da-cgu-escondido-por-bolsonaro-nao-aponta-fraude-eleitoral/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legisl

A Controladoria-Geral da União (CGU) vai retirar o sigilo imposto sobre o cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro até esta sexta-feira 17. A informação sobre a liberação do sigilo foi divulgada pelo site Metrópoles e confirmada a outros jornalistas.

O acesso ao cartão de vacinação de Bolsonaro sempre foi um desejo da imprensa, especialmente porque o ex-presidente sempre se manifestou contrariamente à obrigatoriedade da vacina contra a covid-19, autorizada desde 2021 em caráter emergencial em razão da pandemia. Bolsonaro disse não ter tomado a vacina e, por privacidade de suas informações médicas, impôs sigilo de cem anos sobre o cartão.

Agora, porém, a CGU deverá autorizar o Ministério da Saúde, que tem os registros, a divulgar as informações. Assim, se alguém formular pedido ao ministério, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), poderá obter os dados de imunização do ex-presidente.

Na semana passada, ao ser questionado sobre a divulgação do cartão, o ministro da CGU, Vinícius de Carvalho, afirmou ao Metrópoles que dados pessoais de pessoas públicas podem ser divulgados em determinadas circunstâncias. “Quando você fala de saúde, você normalmente está lidando com um caso relacionado à privacidade das pessoas. Só que, quando você está falando de vacinação, você está falando de uma política pública no meio de uma pandemia. Uma agenda de saúde pública”, afirmou Carvalho, ao site.

Em dezembro do ano passado, a CGU divulgou duas decisões antagônicas sobre um pedido de acesso ao cartão de vacinas do presidente Jair Bolsonaro. Uma decisão era favorável à liberação da informação e a outra, contrária. O parecer contrário afirmava que LAI garante a proteção a dados relativos à vida privada. O outro afirmava que a informação podia ser divulgada, se Bolsonaro autorizasse. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Prefeito Bruno Reis anuncia chapa forte da oposição para derrotar o PT na Bahia
Bruno Reis destaca união em torno de ACM Neto e afirma que semana será decisiva para anúncio de candidatos capazes de promover mudança no estado.
Encontro de Vorcaro, Moraes, Motta e Ciro é revelado em mensagens da PF
Banqueiro relatou reunião conjunta com ministro do STF, presidente da Câmara e senador em conversa interceptada pela polícia
Lula manifesta desconforto com Alexandre de Moraes em diálogos reservados no Planalto
Presidente avalia que controvérsias do ministro respingam no governo e teme associação pública; revelação é de Lauro Jardim no O Globo
Vorcaro teria sugerido contratar site DCM para atacar rivais e proteger Banco Master
Mensagens extraídas de celular apreendido pela PF indicam orientação para pagamentos mensais ao veículo de esquerda visando barrar críticas e direcionar ataques a adversários; DCM nega irregularidades e afirma independência jornalística.
Ministro do STF acaba com aposentadoria compulsória como punição a juízes
Flávio Dino decide que penalidade que mantém salário integral não tem mais base constitucional após Reforma da Previdência de 2019; infrações graves agora devem levar à perda do cargo.
Ex-presidente Bolsonaro é transferido para cuidados intermediários após melhora clínica
Jair Bolsonaro, de 70 anos, apresenta recuperação da função renal e redução parcial de marcadores inflamatórios; segue internado no Hospital DF Star sem previsão de alta da unidade intensiva.
Carregando..