CGU adia quebra de sigilo do cartão de vacinação de Bolsonaro

Órgão vai investigar inserção de dados falsos no documento do ex-presidente
Por: Brado Jornal 17.fev.2023 às 14h45
CGU adia quebra de sigilo do cartão de vacinação de Bolsonaro
Imagem: Alan Santos/PR

A Controladoria-Geral da União (CGU) decidiu adiar a quebra de sigilo do cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro. O órgão iria autorizar o Ministério da Saúde a fornecer os dados nesta sexta-feira, 17.

De acordo com o site Metrópoles, a CGU decidiu adiar a quebra de sigilo, até a conclusão de uma investigação a respeito de uma suposta inserção de dados falsos no documento do ex-presidente.

No mês passado, o site hacker Anonymous divulgou um suposto cartão de vacinação pertencente ao ex-presidente Jair Bolsonaro, em que constava uma vacinação contra a covid-19 em 19 de julho de 2021, numa unidade de saúde de São Paulo.

A investigação apura se isso ocorreu por ação de um hacker ou de um servidor público, e ainda não foi concluída. A base de dados do cartão de vacinação é de responsabilidade do Ministério da Saúde, e não da CGU.

Interpelado por meio da Lei de Acesso à Informação, o então governo impôs um sigilo de até cem anos aos dados de Bolsonaro, sob a justificativa de que essas informações se referiam à vida privada do ex-presidente.

Logo depois da posse, o presidente Lula encarregou a CGU de rever todos os sigilos da gestão Bolsonaro, e, por essa razão, o cartão de vacinação do ex-presidente entrou nessa lista.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Manifestação contra o PL da Dosimetria atrai milhares em várias capitais
Estimativa aponta para 13,7 mil participantes no pico do ato em São Paulo
Deputada Carla Zambelli deixa o cargo após decisão do STF
Suplente Adilson Barroso assume vaga na Câmara
Derrota internacional expõe bolsonarismo e amplia crise interna do grupo
Circula nos meios políticos e diplomáticos um boato ainda não confirmado de que um eventual novo acordo entre os governos Trump e Lula poderia abrir caminho para extradições
Carregando..