Parlamentares e ministros apoiam mandatos fixos no STF

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pretende pautar o tema e debater a proposta no plenário
Por: Brado Jornal 13.mar.2023 às 16h23
Parlamentares e ministros apoiam mandatos fixos no STF

Parlamentares e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) apoiam a ideia da fixação de mandatos para membros de Tribunais Superiores, incluindo os do STF. A informação é do jornal O Globo, publicada nesta segunda-feira, 13.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pretende pautar um projeto sobre o tema na Casa, e ao menos quatro ministros do STF estariam de acordo com a mudança. Ainda não existe consenso sobre o prazo dos mandatos, mas as discussões propõem algo em torno de oito a 16 anos.

Caso aprovada, a proposta deve valer apenas para as futuras indicações, para não correr o risco de invalidarem a nova regra como anticonstitucional. O tema voltou a ser repercutido na semana passada, depois de o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, que se aposenta em maio, defender publicamente a ideia, durante evento na Associação Paulista dos Magistrados.

“Eu sempre advoguei a favor de mandato para membros dos Tribunais Superiores”, observou o magistrado. “Em uma República, é preciso haver rotatividade nos cargos públicos, e na magistratura não pode ser diferente.”

Os senadores de oposição ao governo Lula já articulavam tirar do papel a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) protocolada pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM) em 2019. A PEC, que propõe fixar o mandato dos ministros do STF em oito anos, sem a possibilidade de recondução, foi barrada pelo Congresso na época.

Atualmente, os ministros do STF têm mandato vitalício, com aposentadoria compulsória ao completar 75 anos.

Em 2023, o presidente Lula vai indicar dois novos integrantes da Corte para ocuparem as vagas dos ministros Ricardo Lewandowski e Rosa Weber, que vão se aposentar em maio e outubro deste ano, respectivamente.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Alerta Vermelho na Governadoria: Jerônimo Rodrigues enfrenta vaias e crise política
A rejeição preocupa a equipe de marqueteiros do governador, com trackings internos apontando queda contínua de popularidade.
Jerônimo Rodrigues é vaiado durante cortejo do 2 de Julho em Salvador; assista momento
As manifestações, que incluíram gritos e cartazes, também miraram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Rui Costa, ex-governador do estado.
Ataque hacker a empresa de tecnologia financeira é investigado pela PF
O Banco Central confirmou o ataque e esclareceu que sua própria infraestrutura não foi comprometida
Trump sugere revisar subsídios e deportação de Elon Musk após críticas
Trump também mencionou o uso do Departamento de Eficiência Governamental (Doge) para avaliar os subsídios concedidos às empresas de Musk, como SpaceX, Tesla e X (antigo Twitter), sugerindo que a revisão poderia gerar grande economia aos cofres públicos
Gilmar Mendes destaca decisão do STF sobre redes sociais como essencial
Mendes, anfitrião do fórum, enfatizou que o evento fortalece os laços entre Brasil, Portugal e Europa, sendo um “ponto de encontro fundamental”
PT mobiliza influenciadores para reforçar narrativa sobre taxação BBB nas redes
O PT organiza uma ofensiva digital para fortalecer sua posição na disputa de narrativas sobre a taxação BBB, voltada a bilionários, bancos e bets, após a derrubada do decreto que aumentava o IOF
Carregando..