Lula anuncia de novo "Mais Médicos"

Programa foi substituído em 2019
Por: Brado Jornal 14.mar.2023 às 16h11
Lula anuncia de novo
Foto: Joedson Alves

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que o governo federal prepara o lançamento de um programa nos moldes do extinto Mais Médicos. Segundo ele, essa ação foi uma das apresentadas em reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros da área social, ocorrida nesta terça-feira, 14, no Palácio do Planalto.

O governo ainda não indicou se o programa terá os mesmos critérios do antigo programa, que contava com a contratação de médicos estrangeiros. O modelo deverá ser anunciado na próxima semana.

“Por enquanto, nós estamos chamando de Mais Saúde para os Brasileiros. Mas ainda será ratificado”, disse o ministro, após a reunião. “O fato é que o programa será ampliado, incluindo a formação de especialidades na atenção básica. Ou seja, nós vamos elevar a oferta de serviços não apenas de forma quantitativa, mas qualitativa, capacitando ainda mais a assistência básica em nosso país”, explicou.

A prioridade, segundo o ministro, será a validação de diplomas de medicina de brasileiros formados no exterior, porém, ainda não está definida a participação de estrangeiros no processo.

Para levar os médicos a regiões distantes, Rui Costa disse que deverá haver incentivos para médicos recém-formados atuarem nessas unidades. “O foco não será no aumento dos salários, mas alcançar regiões distantes, introduzindo qualificação de especialistas e de complementação da formação básica.”



O antigo programa

Criado em 2013 pelo governo de Dilma Rousseff, o objetivo da ex-presidente era suprir a carência de mão de obra em municípios pobres e regiões periféricas das grandes cidades brasileiras. No entanto, o financiamento do programa irrigou a ditadura cubana.

O acordo intermediado pelo governo petista dividiu a remuneração dos médicos da seguinte forma: Cuba tinha o direito de embolsar 70% do salário dos médicos, estimado em R$ 12 mil na época. Outros 25% ficavam com quem trabalhava de fato, enquanto 5% eram repassados para a Organização Pan-Americana de Saúde.

Em contraponto ao programa petista, o governo de Jair Bolsonaro criou o programa Médicos Pelo Brasil, a fim de corrigir as distorções do Mais Médicos e solucionar a ausência de profissionais da saúde em áreas mais isoladas, além de estruturar a carreira médica federal para locais com dificuldade de provimento e alta vulnerabilidade.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Manifestação contra o PL da Dosimetria atrai milhares em várias capitais
Estimativa aponta para 13,7 mil participantes no pico do ato em São Paulo
José Antonio Kast vence eleição e será o novo presidente do Chile
Opositor de extrema-direita derrota candidata governista com ampla margem no segundo turno
Heroísmo em Bondi Beach rende mais de R$ 6,5 milhões em doações a homem que desarmou atirador
Civilians reconhecido internacionalmente por ação corajosa durante ataque terrorista que deixou 15 mortos em celebração de Hanukkah
Deputada Carla Zambelli deixa o cargo após decisão do STF
Suplente Adilson Barroso assume vaga na Câmara
Carregando..