Governo Lula quer rastrear armas dos CACs

Medida deve ser resposta a quem não recadastrar os equipamentos
Por: Brado Jornal 24.mar.2023 às 13h16
Governo Lula quer rastrear armas dos CACs

O governo Lula vai rastrear armas dos colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs) que não cumprirem o prazo de recadastramento dos equipamentos na Polícia Federal (PF). A medida foi anunciada pelo secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, durante entrevista publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, nesta sexta-feira, 24.

O controle de armas de fogo nas mãos dos civis integra as medidas restritivas de acesso aos artefatos por parte do governo petista. Segundo o secretário, as penalidades para quem possuir armas irregulares depois do prazo de recadastramento não foram indicadas. A data final para recadastrar os equipamentos é 3 de abril.

Alencar sugere investir em uma campanha de desarmamento, com o pagamento por cada arma entregue. No entanto, não há conversas na secretaria sobre a recompra de armas de quem possui um acervo maior do que o permitido pelo novo texto.

Segundo dados do recadastramento na Polícia Federal, até a última quarta-feira, 22, foram recadastradas quase 700 mil armas de pessoas com registro de CAC.

O governo estima que há em torno de 800 mil armas que foram adquiridas por CACs a partir de maio de 2019, quando entrou em vigor os decretos de flexibilização do acesso às armas de fogo, assinados pelo então presidente, Jair Bolsonaro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Manifestação contra o PL da Dosimetria atrai milhares em várias capitais
Estimativa aponta para 13,7 mil participantes no pico do ato em São Paulo
Deputada Carla Zambelli deixa o cargo após decisão do STF
Suplente Adilson Barroso assume vaga na Câmara
Derrota internacional expõe bolsonarismo e amplia crise interna do grupo
Circula nos meios políticos e diplomáticos um boato ainda não confirmado de que um eventual novo acordo entre os governos Trump e Lula poderia abrir caminho para extradições
Carregando..