Para PGR, Estado é responsável por morte em ação policial

Augusto Aras afirmou que ausência de perícia conclusiva para identificar origem do disparo não afasta dever estatal de reparar danos
Por: Brado Jornal 31.mar.2023 às 17h25
Para PGR, Estado é responsável por morte em ação policial
FOTO: ROSINEI COUTINHO/SCO/STF

O Estado deve ser responsabilizado pela morte de vítimas de arma de fogo quando o disparo ocorrer durante operação policial ou militar em comunidade, mesmo se a perícia sobre a origem do disparo for inconclusiva. É o que defendeu o procurador-geral da República, Augusto Aras (foto), no Supremo Tribunal Federal (STF).

O parecer diz respeito a ação movida por familiares de um homem de 34 anos que morreu após ser atingido, dentro de casa, por um projétil de arma de fogo durante ação militar no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro, em 2015. Na ação, os pais da vítima pedem indenização por dano moral, ressarcimento das despesas de funeral e pagamento de pensão.

“O Estado é responsável pelos danos causados a terceiro decorrentes da troca de tiros entre policiais e criminosos quando não for capaz de comprovar a existência de outra causa apta a produzir o dano que não a conduta estatal”, afirmou Aras.

O procurador-geral ressaltou que a ausência de uma perícia conclusiva para identificar a origem do disparo que atingiu a vítima, por si só, “não afasta o dever estatal de reparar os danos causados”, principalmente nos casos em que a investigação criminal não foi concluída.

“A perícia inconclusiva acerca da autoria dos disparos de arma de fogo que resultem em morte durante operações policiais ou militares em comunidade é apta a caracterizar a responsabilidade civil estatal em relação ao dano, uma vez que, nesse contexto, é do Estado o ônus da prova da existência de causa independentemente da sua conduta capaz de gerar o resultado”, declarou o procurador-geral.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Derrota internacional expõe bolsonarismo e amplia crise interna do grupo
Circula nos meios políticos e diplomáticos um boato ainda não confirmado de que um eventual novo acordo entre os governos Trump e Lula poderia abrir caminho para extradições
Renovação automática da CNH beneficia bons condutores com versão digital gratuita
Medida provisória premia motoristas sem infrações e moderniza processo de habilitação
Manifestação contra o PL da Dosimetria atrai milhares em várias capitais
Estimativa aponta para 13,7 mil participantes no pico do ato em São Paulo
Deputada Carla Zambelli deixa o cargo após decisão do STF
Suplente Adilson Barroso assume vaga na Câmara
Prefeito do Rio decreta ponto facultativo para decisões de Flamengo e Vasco
Medida facilita acompanhamento de finais da Copa Intercontinental e da Copa do Brasil no dia 17 de dezembro
Carregando..