Gonçalves Dias diz que vídeo foi tirado de contexto e nega omissão durante atos de 8 de janeiro

Ex-ministro do governo afirmou que estava no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro para retirar os invasores de lá.
Por: Brado Jornal 19.abr.2023 às 21h32
Gonçalves Dias diz que vídeo foi tirado de contexto e nega omissão durante atos de 8 de janeiro
Minutos após pedir demissão, o general Marco Edson Gonçalves Dias negou que tenha se omitido durante vandalismo de 8 de janeiro. O agora ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) afirma que ajudou a retirar pessoas do Palácio do Planalto e sugeriu que as imagens veiculadas nesta quarta-feira (19) são “recortes” de gravações cuja íntegra está com as autoridades.

Gonçalves Dias tornou-se o centro de uma crise após a divulgação de imagens do circuito de segurança do Palácio do Planalto que mostram poucos integrantes do GSI trabalhando para conter os manifestantes. O conteúdo foi divulgado pela CNN Brasil.

“As autoridades têm as imagens completas daquele dia fatídico, que incluem essas imagens. De onde vazou eu não sei. Merece ser apurado”, afirma o ex-ministro.

Segundo o general, ele estava no palácio e ajudou a conter a invasão. “As pessoas não entraram pelas portas, as pessoas quebraram o vidro. Eu entrei no palácio depois que foi invadido e estava retirando as pessoas do terceiro piso e do quatro piso para que houvesse a prisão no segundo”, disse em entrevista à GloboNews.

“Na ala ao lado da sala do presidente, eu retirei três pessoas[,] mandei descer pro segundo e fui checar se as portas estavam fechadas e se não havia nenhuma depredação lá dentro”, prosseguiu o general.
Gonçalves Dias negou qualquer omissão e cobrou apurações sobre o caso. “Colar a minha imagem àquela situação momentânea que estava ali, que fizeram um corte específico na produção do vídeo, é um absurdo para a minha imagem.  Eu tenho 44 anos no Exército brasileiro. O maior presente que eu dou a mim até hoje é a honra”, acrescenta.

Ao longo da entrevista, o ex-ministro afirmou que, quando chegou ao palácio, os manifestantes tinham rompido o bloqueio da Polícia Militar na altura do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“Aquela turma desceu e invadiu o palácio. A maior parte subiu pela rampa. Entrei depois que foi invadido. Estava retirando as pessoas”, disse.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Sidônio falha em alavancar Lula após cinco meses na Secom
Sidônio, engenheiro de formação, defendeu um modelo de sucesso baseado em comunicação, gestão e política, mas a estratégia não decolou
Advogado de réu expõe mensagens de Mauro Cid e pede anulação de delação no STF
No documento, Kuntz solicita a anulação da delação de Cid, alegando “falta de voluntariedade”, e pede a exclusão das provas derivadas do acordo
Eduardo Bolsonaro aponta razões para demora em sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes
Apesar do adiamento, Eduardo tem assegurado à base bolsonarista que as medidas contra Moraes serão implementadas em breve
Câmara impõe derrota a Haddad ao aprovar urgência para revogar aumento do IOF
A votação expôs a insatisfação do Congresso com o Executivo, que publicou uma medida provisória (MP) aumentando outros impostos e um decreto que apenas parcialmente reverteu o reajuste do IOF
Polícia Federal indicia Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro, Alexandre Ramagem e Luiz Fernando Corrêa por espionagem ilegal
Segundo a PF, Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin, foi o responsável por estruturar a operação clandestina, que invadia celulares e computadores para obter informações sigilosas
Jerônimo usa cargos públicos para abrigar aliados derrotados e ex-prefeitos
A Secretaria de Relações Institucionais, que deveria promover diálogo com municípios, virou um “abrigo de luxo” para aliados sem mandato, evidenciando o uso político da estrutura estatal
Carregando..