Capitão Alden propõe projeto que estabelece restrições ao uso de tatuagem por candidato a concurso público

Por: Brado Jornal 26.abr.2023 às 11h52
Capitão Alden propõe projeto que estabelece restrições ao uso de tatuagem por candidato a concurso público

Com o intuito de garantir a segurança e a integridade das instituições democráticas e dos valores constitucionais, o deputado federal Capitão Alden (PL-BA) apresentou um projeto que estabelece restrições ao uso de tatuagem por candidato a concurso público. 

De acordo com a proposta do parlamentar, a proibição de tatuagens que façam alusão a ideologias terroristas ou extremistas contrárias às instituições democráticas, assim como as que façam referência a crime ou violem valores constitucionais, é fundamental para assegurar a lisura e a idoneidade dos processos seletivos para cargos públicos, bem como para preservar a imagem das instituições e dos servidores públicos perante a sociedade.

“A medida segue o entendimento do Supremo Tribunal Federal, que reconhece a possibilidade de restrição a pessoas com tatuagem em casos excepcionais, quando a tatuagem viole valores constitucionais ou prejudique a disciplina e a boa ordem no exercício do cargo público”, disse Alden na justificativa do projeto. 

O deputado ainda salientou que a proibição não se aplica a todos os tipos de tatuagens. “Importante ressaltar que a proibição não se aplica a todas as tatuagens, apenas às que se enquadrem nos critérios estabelecidos. Além disso, a decisão sobre a proibição ou não de uma tatuagem deve ser tomada pela comissão responsável pelo concurso, considerando as particularidades do cargo público em questão”, completou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ministro aponta fraudes bilionárias no INSS entre 2019 e 2022
Queiroz explicou que a ausência de revalidação criou um cenário favorável para fraudes.
Paulo Guedes é ovacionado em evento nos EUA
A cerimônia contou com figuras de peso, como o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), o presidente do STF, Roberto Barroso, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD).
Bolsonaro revela apoio de Trump à sua reeleição e critica Biden
Sobre seu encontro com o ex-presidente americano Joe Biden, do Partido Democrata, Bolsonaro disse que as conversas foram superficiais
“Não sobreviveria na prisão”, diz Zambelli
Zambelli defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), negando qualquer envolvimento dele no caso
Lula elogia Trump por postura pacifista e critica Biden por discurso beligerante
Lula enfatizou a mudança de discurso promovida por Trump
Carregando..