Governo obriga Google a deixar claro que é contra o PL das Fake News

"Assim como vincularam clandestinamente uma publicidade contra, agora vão ser obrigados a veicular publicidade a favor", disse Flávio Dino
Por: Brado Jornal 02.mai.2023 às 15h31
Governo obriga Google a deixar claro que é contra o PL das Fake News

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, expediu medida cautelar para obrigar o Google a deixar claro seu interesse econômico e editorial ao se posicionar contra o PL das Fake News. A empresa expôs em sua página inicial uma mensagem contra a aprovação do projeto pela Câmara dos Deputados.

Segundo o ministro da Justiça, Flávio Dino, o Google também terá de divulgar material a favor do PL das Fake News. “Assim como vincularam clandestinamente uma publicidade contra, agora vão ser obrigados a veicular no mesmo lugar uma publicidade a favor”, disse. Na mesma entrevista, o ministro acusou as big techs de censurar o debate sobre o projeto de lei.

A medida cautelar foi apresentada pelo secretário nacional do consumidor, Wadih Damous (foto), na manhã desta terça-feira (2), às vésperas da votação na Câmara. Segundo a pasta, “não há transparência, trata-se de informe publicitário do próprio Google manifestando sua posição quanto o PL, sem nenhuma sinalização”.

A Senacon deu duas horas, a partir da notificação oficial ao Google, para que a empresa sinalize seus conteúdos como publicidade; que informe aos usuários sobre possíveis mudanças na indexação de seus conteúdos relativos ao PL 2630; que abstenha-se de censurar em suas plataformas conteúdos que sejam contrários à sua visão (e portanto favoráveis ao PL das Fake News); que deixe de privilegiar o discurso anti-PL das Fake News; e que aponte contrapropaganda sobre seus próprios interesses na não aprovação do texto.

Se não cumprir as determinações, sofrerá uma multa de R$ 1 milhão por hora. O governo impôs essas demandas baseado em suspeitas de que a empresa estaria dificultando a circulação de informações a favor do PL das Fake News.

“É uma publicidade cifrada, opressiva, em que o debate está absolutamente assimétrico. O que estas plataformas estão fazendo é colocar uma verdade única e absoluta em face da sua opinião acerca do PL 2630”, disse Damous, ao apresentar a sua decisão. “Há também uma outra opinião que não está aparecendo nestas publicações — e isso é inconstitucional e ilegal. E, naquilo que diz respeito, eles estão violando o Código de Defesa do Consumidor.”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputada Carla Zambelli deixa o cargo após decisão do STF
Suplente Adilson Barroso assume vaga na Câmara
STF determina novas diligências em inquérito sobre fraudes no Banco Master
Ministro Dias Toffoli autoriza PF a avançar com depoimentos e quebras de sigilo
Ex-presidente Jair Bolsonaro será submetido a exame pericial na quarta-feira
Moraes determinará autorização para procedimento cirúrgico após análise de peritos da PF
Deputados aprovam base do projeto que define gestão do IBS na reforma tributária
Destaques sobre bebidas açucaradas e setor financeiro ainda serão votados nesta terça-feira
Manifestação contra o PL da Dosimetria atrai milhares em várias capitais
Estimativa aponta para 13,7 mil participantes no pico do ato em São Paulo
Polícia Federal realiza buscas contra deputado por suspeita de corrupção
Operação Igapó investiga organização criminosa envolvida em fraudes licitatórias e desvio de recursos públicos
Carregando..