MST diz que foi barrado em evento com Lula na Bahia

Deputado Federal do PT da Bahia, Valmir Assunção diz que Casa Civil foi responsável por barrar movimento social
Por: Brado Jornal 11.mai.2023 às 15h49
MST diz que foi barrado em evento com Lula na Bahia

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) acusa o ministro da Casa Civil, Rui Costa, de ter impedido a participação do movimento na primeira plenária estadual do Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal, com o presidente Lula, realizada na manhã desta quinta-feira (11), em Salvador.

De acordo com o Planalto, as plenárias estaduais do Plano Plurianual (PPA) Participativo são os momentos em que a sociedade opina sobre as prioridades para investimentos de recursos e políticas públicas para os próximos quatro anos.

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), disse que o ministro e ex-governador da Bahia, Rui Costa, teria dito ao cerimonial da Presidência da República que a presença do movimento no evento seria "constrangedora".

Em Salvador, Lula participa da primeira plenária estadual do Plano Plurianual do governo federal

"O MST foi convidado pelo governo federal para participar do evento. Inclusive, estávamos trazendo 200 pessoas para o evento. Ontem à noite, João Paulo Rodrigues, da direção nacional, recebeu uma ligação do cerimonial da presidência informando que o ministro da Casa Civil havia dito que era constrangedor o MST participar da mesa. Como deputado federal, decidi que ser era constrangedor para o MST, eu não poderia participar", disse.

Em nota, a Casa Civil negou que o ministro da Casa Civil, Rui Costa tenha vetado a participação do MST no evento.

O deputado federal, que é do mesmo partido do ministro Rui Costa, disse ainda que o comportamento do ex-governador baiano não seria novidade para o MST.

"Isso não é novo para nós. Ele foi governador da Bahia por oito anos e nos últimos seis não recebeu, em momento algum, os movimentos sociais", disse o petista.

Representante da direção nacional do MST na Bahia, Evanildo Costa confirmou que a direção nacional recebeu o pedido para que o movimento não estivesse na mesa na plenária desta quinta-feira na Arena Fonte Nova.

"Nós estávamos convidados para ajudar a construir esse movimento na PPA de hoje. O MST teria fala no evento. Ontem, o cerimonial do governo federal disse que Rui Costa achava que era importante que tirasse o MST da mesa, que seria constrangedor. Sabemos o papel que cumprimos ao longo dos anos, estivemos ao lado do partido (PT) em diversos momentos, como no impeachment da presidente Dilma, então não entendemos esse pedido do ministro", disse.

Questionado se a decisão teria relação com o momento em que diversas assembleias legislativas do país e a Câmara discutem Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) para apurar invasões do MST, o dirigente diz ver possibilidade.

"Acho que as CPIs podem ter sido um pretexto usado pelo ministro. Sabemos que essas iniciativas não são contra o MST e sim para desgastar o governo Lula, em âmbito nacional, e o governo Jerônimo (Rodrigues) aqui na Bahia. Vale destacar que quando Rui Costa foi criminalizado, acusado, o MST esteve ao lado dele", disse Evanildo.

O dirigente disse ainda que o caso não muda a relação com o governo federal, mas reforçou críticas ao ministro da Casa Civil.

"Seguimos acreditando que é um governo que fará as mudanças necessárias. Estamos juntos na condução. Entendemos que foi uma decisão isolada do ministro Rui Costa. O que ele quer é levar para o governo federal a forma como ele tratava os movimentos sociais aqui na Bahia."



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
O ex-deputado Eduardo Bolsonaro cobra engajamento dos bolsonaristas e critica omissão de aliados em apoio a Flávio
Em postagem nas redes sociais, filho de Jair Bolsonaro defende pré-candidatura presidencial do irmão senador e alerta que silêncio de quem integra o movimento equivale a omissão deliberada
O partido Novo convida empresário Teobaldo Costa para disputar vaga ao Senado pela Bahia
Dono da rede Atakarejo é visto como nome forte para fortalecer a chapa majoritária, ao lado de José Carlos Aleluia na pré-candidatura ao governo, em cenário de polarização eleitoral
No evento de entrega de ambulâncias em Salvador, Otto Alencar reafirma lealdade a Lula e promete combater conspirações
Senador do PSD faz indireta a Angelo Coronel ao recordar impeachment de Dilma e declara que vai derrubar qualquer tentativa contra o projeto do grupo governista na Bahia
Jerônimo Rodrigues reúne aliados para discutir chapa majoritária
Encontro com presidentes de partidos busca superar tensões e alinhar estratégia para eleições de 2026 na Bahia
Localidade onde policial foi assassinado terá festa patrocinada pelo Governo da Bahia e Polícia Militar menos de uma semana após a morte
O evento ocorrerá onde foram mortos 11 traficantes em operação policial iniciada na terça-feira (3)
Demissão na Alerj atinge presidente de escola que homenageará Lula
Wallace Palhares perde cargo de assistente após anúncio de enredo sobre o presidente petista no Carnaval de 2026
Carregando..