STF absolve ministro de Lula acusado de peculato

Waldez Góes era acusado de desviar dinheiro no período em que foi governador do Amapá
Por: Brado Jornal 07.jun.2023 às 13h13
STF absolve ministro de Lula acusado de peculato

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu o atual ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez de Góes (PDT), da acusação de peculato, crime que consiste no desvio de dinheiro público, que ele teria praticado quando era governador do Amapá. Por 3 votos a 1, os ministros entenderam que não houve comprovação de que o desvio se deu em benefício próprio ou de terceiros.

Governador do Amapá por quatro mandatos (de 2003 a 2010 e de 2015 a 2022), o agora ministro de Lula foi acusado de reter, entre 2009 e 2010, valores destinados ao pagamento de empréstimos consignados de servidores públicos estaduais, sem o repasse às instituições financeiras. A defesa de Góes alegou que os recursos não foram retidos em benefício próprio, mas para que fossem aplicados em outras áreas do Estado, que enfrentava dificuldades financeiras.

Em primeira instância, Góes foi absolvido por falta de provas. Com seu retorno ao cargo de governador, o recurso de apelação do Ministério Público foi aceito pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que o condenou a seis anos e nove meses de reclusão e ao ressarcimento dos valores ao Erário. Posteriormente, o andamento da ação penal foi suspenso por determinação do então presidente do STF, ministro Dias Toffoli.

O julgamento do habeas corpus que inocentou Góes começou em abril de 2021 e, depois dos votos do relator, Luís Roberto Barroso, e do ministro Marco Aurélio (aposentado) pela manutenção da condenação, o ministro Alexandre de Moraes pediu vista.

Moraes votou pela absolvição. Segundo ele, a denúncia não demonstra desvio de recursos públicos em proveito particular. Para o ministro, como os valores foram usados para arcar com despesas do próprio Estado, não houve prejuízo à administração pública e, portanto, não houve crime de peculato. Seguiram Moraes os ministros Luiz Fux e Barroso, que mudou seu voto de 2021.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Mendonça autoriza quebra de sigilos de Lulinha em investigação do INSS
Ministro do STF libera dados bancários, fiscais e telemáticos do filho do presidente; PF solicitou medida em janeiro
Davi Alcolumbre promete analisar pedido de anulação da quebra de sigilo de Lulinha aprovada na CPI do INSS
Após reunião com governistas que alegam fraude na votação simbólica, Alcolumbre orienta formalização do recurso com evidências; análise envolverá Advocacia e Polícia Legislativa do Senado
Prazo final para informe de rendimentos do IRPF 2026 termina nesta sexta
Empresas e fontes pagadoras têm até 27 de fevereiro para fornecer o documento essencial à declaração anual.
Geddel minimiza fala de Jerônimo e defende MDB na vice
Ex-ministro classifica declaração do governador como moderada e reforça reeleição de Geraldo Júnior
Apresentador propõe blindagem a investigação sobre filho de Lula em troca de anistia a Bolsonaro
Gustavo Segré classifica ideia de reduzir pressão por CPI do Banco Master como jogada interessante, apesar de soar ruim, para possibilitar pena menor ao ex-presidente.
Senador Esperidião Amin (PP-SC) confirma pré-candidatura ao Senado apesar de exclusão da chapa do PL
Após reunião que definiu Carlos Bolsonaro e Caroline de Toni como indicados do partido em Santa Catarina, Amin anuncia que segue na disputa por reeleição com foco no estado e respeito à decisão alheia
Carregando..