Lira convoca deputados para discutir a reforma tributária

Agenda da Câmara reserva sessões deliberativas diárias até a próxima sexta-feira, 7
Por: Brado Jornal 03.jul.2023 às 13h47
Lira convoca deputados para discutir a reforma tributária
Pablo Valadares

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), convocou sessão deliberativa para esta segunda-feira, 3, para dar início a uma semana de esforços concentrados. Até a próxima sexta-feira,  7, o foco dos parlamentares da Casa será a aprovação de pautas econômicas, com destaque para a reforma tributária, considerada uma das prioridades do governo Lula 3 para o 1º semestre do Legislativo. “É chegada a hora de darmos um salto e aprovarmos uma nova legislação tributária que o Brasil merece. Daremos celeridade na votação dessas matérias fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do país”, escreveu Lira, em publicação no Twitter. Para viabilizar a discussão de todas as pautas, um ato da Mesa Diretora da Casa também cancelou as reuniões das comissões nesta semana, incluindo audiências públicas com ministros, como Flávio Dino (PSB-MA), que era aguardado na Comissão de Segurança Pública, e Camilo Santana (PT-CE), que iria à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. Além disso, a semana da Câmara reserva sessões deliberativas todos os dias. Habitualmente, as sessões acontecem apenas entre terças e quintas-feiras. A ordem das matérias na pauta começa com o projeto do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, o Carf; discussão do projeto que institui o Programa Escola em Tempo Integral; o texto do arcabouço fiscal, que voltou do Senado com alterações; e a reforma tributária, com texto de relatoria do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP).

“Não teremos reuniões de comissões, nem de CPIs ou sessões solenes. As bancadas e frentes parlamentares se dedicarão ao debate dessas três pautas para que até o final tenhamos aprovado as matérias”, afirmou Arthur Lira. Nesta segunda-feira, a partir das 15 horas, gestores municipais se reúnem em um encontro da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), na sede da entidade, para discutir pontos da reforma tributária, entre eles as alterações nos impostos. Às 17 horas, a previsão é que aconteça outra reunião com a presença de deputados. Alguns governadores, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), também viajam a Brasília para articular mudanças no texto de Aguinaldo Ribeiro. Um dos pontos defendidos por Tarcísio é a mudança em um dispositivo do texto que cria um comitê formado por Estados e municípios para gerirem, de forma conjunta, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), imposto único que substituirá o ICMS e o ISS. O comandante de São Paulo acredita que o ponto fará com que o Estado perca a autonomia, e pediu ajuda dos parlamentares para barrar a medida.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Sefaz-RJ libera tabela de valores venais para o IPVA 2026
Proprietários de veículos podem consultar preços de mercado pela Fipe e aplicar alíquotas para estimar o imposto
Vereador de Itabela atuava no Bonde do Maluco desde 2020, segundo MP-BA
Lucas Lemos é denunciado por tráfico e associação criminosa, com prisão mantida pela Justiça
Senado aprova projeto que alivia punições para condenados pelos atos do 8 de janeiro e favorece Bolsonaro
A votação terminou com 48 votos favoráveis e 25 contrários, configurando um triunfo para aliados bolsonaristas e um revés para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Projeções indicam redução na inflação e na Selic em 2026, mas crédito para bens duráveis segue elevado
Consultorias preveem cortes limitados na taxa básica de juros, insuficientes para aliviar financiamentos de imóveis e veículos
Tarcísio reafirma apoio a Flávio Bolsonaro para 2026
Governador de São Paulo destaca abertura ao diálogo do senador em possível candidatura presidencial
Deputados do PL no Rio de Janeiro são alvos de operação da PF por suspeita de desvio em cotas parlamentares
Buscas cumprem mandados em endereços ligados a Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy
Carregando..