CPMI aprova pedido de informações de viagem de Lula no dia dos atos do 8 de janeiro

Esta é uma demanda da oposição, que quer investigar quanto o chefe do Executivo tinha de informações sobre as invasões
Por: Brado Jornal 11.jul.2023 às 15h21
CPMI aprova pedido de informações de viagem de Lula no dia dos atos do 8 de janeiro
Paulo Pinto

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro aprovou nesta terça-feira (11) mais 90 requerimentos, incluindo pedido de informações detalhadas sobre todos os planos de voo das viagens feitas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia dos ataques extremistas. Esta é uma demanda da oposição, que quer investigar quanto o chefe do Executivo tinha de informações sobre as invasões.

Nos bastidores, a base do governo chegou a atuar contra a aprovação de temas referentes às viagens entre 6 e 8 de janeiro, com destino às cidades de São Paulo e Araraquara, em SP. Na ocasião, Lula visitou o município atingido por fortes chuvas. Os pedidos aprovados sobre o tema incluem "o planejamento, a mobilização e o envio de segurança imediata, aproximada, afastada e logística para o presidente da República, inclusive equipe precursora e esquadrão avançado".

"Afigura-se importante conhecer as circunstâncias que precederam as invasões e que levaram o chefe do Poder Executivo a se deslocar para fora da capital federal", justifica o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ). No pedido, o deputado detalha o envio de informações com dados e documentos com a identificação completa de todos os servidores ou agentes públicos envolvidos na viagem, além da descrição detalhada de todos os locais frequentados pelo presidente da República na ocasião.

Além desses pedidos, a oposição também conseguiu aprovar requerimento com fornecimento de imagens do Ministério da Justiça no dia das invasões. Os parlamentares querem monitorar as ordens dadas pelo ministro Flávio Dino e apurar se houve omissão. Segundo o autor do pedido, deputado Roberto Duarte (Republicanos-AC), isso "possibilitará compreender se havia contingente da Força Nacional de prontidão no Ministério da Justiça e o exato momento em que foi acionada para os ataques sofridos".



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Derrota internacional expõe bolsonarismo e amplia crise interna do grupo
Circula nos meios políticos e diplomáticos um boato ainda não confirmado de que um eventual novo acordo entre os governos Trump e Lula poderia abrir caminho para extradições
Manifestação contra o PL da Dosimetria atrai milhares em várias capitais
Estimativa aponta para 13,7 mil participantes no pico do ato em São Paulo
Deputada Carla Zambelli deixa o cargo após decisão do STF
Suplente Adilson Barroso assume vaga na Câmara
Carregando..