Equador terá 2º turno entre candidata da esquerda e liberal de direita

O segundo turno ocorrerá entre a candidata de esquerda Luisa González, aliada do ex-presidente Rafael Correa, exilado após ser condenado a oito anos de prisão por corrupção, e o liberal de direita Daniel Noboa, as eleições registraram participação recorde
Por: Brado da Redação 21.ago.2023 às 05h08 - Atualizado: 21.ago.2023 às 14h26
Equador terá 2º turno entre candidata da esquerda e liberal de direita

Neste domingo (20), o Equador concluiu a primeira etapa de uma tensa jornada eleitoral para escolher o seu novo presidente que ficará no lugar do conservador Guillermo Lasso, assim como os novos representantes da Assembleia Nacional, as eleições foram acompanhadas por um grande aparato militar que garantiu a segurança do pleito, as eleições ocorrem em meio a um cenário de violência de gangues do narcotráfico que culminaram no assassinato do candidato a presidência, Fernando Villavicencio em 9 de agosto.  

Com 87% da apuração concluída, as eleições no Equador irão para o segundo turno entre a candidata de esquerda Luisa González, do partido Revolución Ciudadana, aliada do ex-presidente Rafael Correa que ficou em primeiro com 33,18% dos votos, e o liberal de Direita, Daniel Noboa, do movimento Acción Democrática Nacional, que ficou em segundo com 23,91%, em terceiro lugar com 16,46% ficou o jornalista Christian Zurita que substituiu o candidato assassinado Fernando Villavicencio, logo depois em quarto ficou o direitista Jan Topic (14%), já Otto Sonnenholzner, de centro, ficou com 6% dos votos e o líder indígena Yaku Pérez, com 3%.

O Jornalista Christian Zurita, que também foi ameaçado era o melhor amigo do candidato assassinado Fernando Villavicencio, ambos foram parceiro em investigações que expuseram grandes escândalos de corrupção que levaram à condenação do ex-presidente de esquerda Rafael Correa (2007-2017) a oito anos de prisão. 

O segundo turno será realizado em 15 de outubro, apensar da candidata de esquerda ter ficado em primeiro no primeiro turno, o candidato de direita Daniel Noboa poderá ter vantagens já que os eleitores dos outros candidatos são em sua maioria opositores a candidata de esquerda Luisa González que é ligada ao ex-presidente também de esquerda Rafael Correa, que se exilou na Bélgica após ser condenado a oito anos de prisão por corrupção.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
União Progressista: PP e União Brasil selam federação para 2026
A formação da federação, negociada ao longo de meses, contou com a participação de figuras de peso como Arthur Lira (PP-AL) e ACM Neto (União-BA).
Líder do PL intimado pelo STF a esclarecer fala sobre emendas e anistia do 8 de Janeiro
A intimação, emitida pelo ministro Flávio Dino, foi entregue às 10h36 na sala da liderança do PL, conforme informou o parlamentar.
Capitão Alden "larga o doce" e detona "direita" baiana: “É muita fofoca e pouco trabalho”
Deputado federal afirma que a “direita” da Bahia vive de discursos vazios e não entrega resultados concretos
A ”Caça” ao Eduardo Bolsonaro, que foge de reponder por crimes de injúria e difamação contra apresentadora
O ministro Cristiano Zanin, relator da queixa-crime, deferiu ontem (28) a autuação de Eduardo Bolsonaro por edital
Carregando..