CPI do MST encerra atividades sem votar relatório final

O prazo de funcionamento do colegiado se esgotou na terça-feira 26
Por: Brado Jornal 28.set.2023 às 08h07
CPI do MST encerra atividades sem votar relatório final

Os dirigentes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre as ações do Movimento dos Sem Terra, o MST, anunciaram o encerramento dos trabalhos sem a votação do relatório final. Presidente e relator da comissão, os deputados federais Zucco (Republicanos-RS) e Ricardo Salles (PL-SP), respectivamente, aguardavam a publicação de um ato do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), prorrogando os trabalhos do grupo, o que não aconteceu.

O relatório apresentado na semana passada pedia o indiciamento de 11 pessoas, incluindo o general Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) de Lula, e José Rainha, líder da Frente de Luta Campo e Cidade. O parecer foi lido em 21 de setembro.

Na ocasião, parlamentares governistas pediram vista, ou seja, mais tempo para analisar o texto. O relatório só poderia ser votado nesta quinta-feira (28). No entanto, o prazo para o término dos trabalhos expirou na terça-feira (26).

Os líderes pediram uma nova prorrogação a Lira, mas a autorização não ocorreu. Nas últimas semanas, Lira já havia avisado a congressistas que não prorrogaria qualquer CPI.

Com o fim determinado, a CPI do MST ficou sem um relatório final votado e aprovado pelos deputados. A derrota frustrou Salles e Zucco, que contavam com o espaço para criminalizar o movimento. Nesta quinta, ao lado de deputados federais da extrema-direita que integravam o colegiado, os parlamentares se manifestaram sobre o encerramento.

"Mexer com o MST é enfrentar forças poderosas. A CPI incomodou demais, avançou muitos sinais e foi pressionada a encerrar suas atividades quando convocou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, ex-governador da Bahia, estado campeão nas 'invasões' de propriedades rurais e urbanas", lamentou Zucco.

Salles afirmou que "o trabalho da CPI chegou a bom termo" e ponderou que "manobras regimentais e cooptação governamental fizeram com que o documento não tenha tido a sua aprovação", afirmou o relator.


'Invasão zero'

Zucco ainda informou que vai entregar a Lira uma lista de projetos intitulada “Invasão Zero”, com punições mais duras ao que ele chamou de “invasores de propriedades”. O pacote reúne propostas como:

  • A vedação da concessão de benefícios sociais, crédito agrícola, nomeação a cargos públicos e inclusão em programas de reforma agrária “para quem participa de invasões”;
  • A classificação como “terrorismo” para “atos violentos contra propriedades públicas e privadas”;
  • A permissão de ação policial para a retomada de propriedades sem a necessidade de aval judicial.


Os dirigentes da CPI também disseram que pretendem apresentar o relatório à Procuradoria-Geral da República, à Procuradoria-Geral Eleitoral e ao Tribunal de Contas da União.

Já o MST pontua que o parecer de Salles carece de provas e tem um “conjunto de inconsistências”. Além disso, a organização lembra que o ex-ministro do Meio Ambiente é réu na Justiça por suspeita de envolvimento em um esquema de exportação ilegal de madeira.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
STF declara inconstitucional lei municipal que instituiu Escola Sem Partido
Por unanimidade, plenário suspende norma de Santa Cruz de Monte Castelo (PR) por violação à liberdade de ensino, pluralismo de ideias e invasão de competência da União
Sheila Lemos se coloca à disposição como vice de ACM Neto em 2026
Prefeita de Vitória da Conquista diz que aceita convite do pré-candidato a governador e aponta março como prazo para definição da chapa
Ditinho confirma pré-candidatura a deputado federal e minimiza atrito com Duda Sanches
Empresário diz não guardar rancor e deseja sucesso ao vereador após declarações polêmicas
Rui Costa minimiza crescimento de Flávio Bolsonaro nas pesquisas
Ministro da Casa Civil vê estabilidade no cenário e lamenta polarização que impede diálogo no país
MPF defende instalação de CPI do MST na Assembleia da Bahia com limitações
Subprocurador-geral recomenda ao STJ provimento parcial de recurso e restringe investigação a invasões específicas de 2023
Eric Dane deixa emocionante mensagem final para filhas em entrevista póstuma
Ator gravou despedida e quatro lições de vida para Billie e Georgia na série Famous Last Words da Netflix, exibida após morte por ELA aos 53 anos
Carregando..