Senado aprova projeto de lei do marco temporal por 43 votos a 21

No mesmo momento em que o plenário votava o texto, o Supremo Tribunal Federal definiu a tese que fixará sobre o tema
Por: Brado Jornal 28.set.2023 às 06h59
Senado aprova projeto de lei do marco temporal por 43 votos a 21

O plenário do Senado aprovou na noite desta 4ª feira (27.set.2023), por 43 votos a 21, o projeto de lei 2.903/2023, que estabelece a tese do marco temporal para a demarcação de terras indígenas.

No entanto, na mesma data em que a Casa aprovou o marco temporal, o STF (Supremo Tribunal Federal) retomou a análise do caso e definiu a tese que fixará sobre o tema, que tem repercussão geral. Ou seja, o entendimento deverá ser aplicado em outros casos que tramitam na Justiça sobre demarcação de terras.

O texto trata da demarcação de terras indígenas tradicionalmente ocupadas em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. Esse marco temporal estabelece que só as áreas ocupadas ou em disputa até essa data estariam elegíveis para a demarcação.

No Senado, o projeto de lei foi aprovado mais cedo pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). A comissão também aprovou o requerimento de urgência para a votação do texto.

Saindo da CCJ, o requerimento ainda precisava ser pautado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) –que afirmou que colocaria o tema para ser discutido.

O pedido de urgência foi analisado e aprovado pelo plenário do Senado. A aprovação dava aos senadores a possibilidade de votar o texto já nesta 4ª feira (27.set).

Agora, o texto segue para sanção presidencial. O líder do Governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), já adiantou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá vetar os trechos da lei que determinam o marco temporal.

Por - Anna Júlia Lopes - Poder 360




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
O Ministério Público Federal defende criação restrita de CPI do MST na Assembleia da Bahia
Parecer favorável parcial segue para análise no STJ após negativa do TJ-BA
Rei Charles III comenta prisão do irmão Andrew: "A lei deve seguir seu curso"
Monarca expressa profunda preocupação com acusações de má conduta em cargo público e reforça apoio ao processo investigativo; Andrew foi detido em Sandringham por suposto envio de documentos confidenciais a Jeffrey Epstein
Abel Ferreira entra no top 5 dos técnicos mais longevos do futebol brasileiro
Português supera marca de Telê Santana no comando do Palmeiras e destaca importância da estrutura e resultados
Vice de Tarcísio investigado por suspeita de lavagem em Andorra
Felício Ramuth e esposa prestam depoimento sobre US$ 1,6 milhão em conta bloqueada; político afirma origem lícita e declarações fiscais no Brasil
José Carlos Aleluia defende redução da maioridade penal e cobra debate sobre segurança na Bahia
Pré-candidato ao governo pelo Novo critica modelo atual que facilita recrutamento de adolescentes pelo crime e cita avanços em países vizinhos; ex-deputado cobra prioridade para o tema no Congresso
Deputado ironiza Jerônimo: “gosta tanto dos prefeitos que culpa eles por tudo”
Luciano Ribeiro critica governador por transferir responsabilidades da fila de regulação e dos piores índices de alfabetização para municípios, acusando PT de descaso com cidades baianas
Carregando..