Petistas cobram à Lula tom mais crítico sobre Israel

Em suas redes sociais, o presidente pediu ao Hamas que liberte crianças israelenses e a Israel que cesse os bombardeios
Por: Brado Jornal 11.out.2023 às 17h14
Petistas cobram à Lula tom mais crítico sobre Israel

Líderes petistas enxergaram na recente postagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o conflito entre Israel e Hamas um aceno, mesmo que sutil, à base partidária. Integrantes da legenda disseram ter visto nas declarações do presidente um “equilíbrio” maior, ao pedir que tanto o Hamas quanto Israel poupem crianças afetadas pelo conflito. A informação é da CNN

Nesta quarta-feira (11), Lula foi às redes sociais para tratar novamente do conflito. O presidente pediu ao Hamas que liberte crianças israelenses e a Israel que cesse os bombardeios, para que crianças palestinas possam deixar a Faixa de Gaza.

No sábado (7), a primeira nota emitida pelo presidente provocou forte reação de alas de esquerda do partido, que se queixaram da menção a atos terroristas praticados pelo Hamas sem que houvesse crítica a Israel.

O PT tem um posicionamento histórico em apoio à Palestina. Mas integrantes da legenda reconhecem que, na condição de presidente do país que atualmente lidera o Conselho de Segurança da ONU, Lula tem de manter um tom neutro em relação ao conflito.

“O presidente Lula acerta em manter uma posição de equilíbrio. Até porque o país está na Presidência do Conselho de Segurança da ONU”, disse o deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

“Temos que buscar uma solução para o conflito. Mas temos que ter um tom crítico tanto ao terrorismo do Hamas quanto ao terrorismo de Estado praticado por Israel”, emendou.

As alas mais à esquerda no partido, por outro lado, comemoraram a manifestação feita ontem pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

Nas redes, Gleisi comentou a severidade da resposta de Israel aos ataques do Hamas, criticou o que descreveu como o “confinamento” de dois milhões de palestinos “em um verdadeiro campo de concentração” e emendou: “O que se anuncia, sob pretexto de retaliação militar e segurança de Estado, é um massacre com dimensões de um genocídio”.

Gleisi, entretanto, repudiou a violência e se solidarizou com “vítimas de todas as partes” e pediu que o governo atue com firmeza por um cessar-fogo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Inmet mantém alerta laranja para 12 municípios baianos e prevê precipitações em Salvador
Aviso de perigo por chuvas intensas segue válido até sexta-feira (20); risco inclui alagamentos, quedas de energia e ventos fortes na região norte do estado
Em visita a Portugal, pré-candidato Renan Santos tem encontro com Dom Duarte Pio
Renan Santos se reúne com Dom Duarte Pio, pretendente ao trono português
O rebaixamento da Acadêmicos de Niterói já era esperado por aliados de Lula
Governo petista via dificuldades para escola estreante no Grupo Especial
Adolpho Loyola rebate críticas ao atraso no anúncio da chapa governista para 2026
Secretário afirma que grupo de Jerônimo Rodrigues está tranquilo e sem pressa, lembrando que em 2022 a definição ocorreu só no final de março
Cafu elogia Carnaval de Salvador e critica Jerônimo
Deputado destaca organização, mobilidade e presença de ACM Neto entre o povo
Carlos Bolsonaro posta foto ao lado de Caroline de Toni durante impasse pela vaga ao Senado em Santa Catarina
Publicação surge após impasse da deputada no PL e apoio público de Michelle Bolsonaro; disputa interna envolve acordo com PP e possível chapa pura do partido
Carregando..