Política Urgente

Resultado das Eleições na Argentina: Milei e Massa farão 2º turno de Direita contra a Esquerda

Javier Milei, Liberal de Direita, irá disputar a presidência contra o atual Ministro da Economia Sérgio Massa que é de Esquerda, confira os dados da apuração das Eleições na Argentina.
Por: Brado da Redação 22.out.2023 às 22h01 - Atualizado: 23.out.2023 às 00h49
Resultado das Eleições na Argentina: Milei e Massa farão 2º turno de Direita contra a Esquerda

As Eleições na Argentina terá um segundo turno, é o que aponta os primeiros resultados das apurações das eleições que ocorreram neste domingo 22, o atual ministro da Economia, Sérgio Massa de esquerda e ligado ao peronismo, ficou em primeiro lugar na apuração, porém com uma pequena diferença para o favorito para vencer a disputa, o ultraliberal de Direita, Javier Milei.

Com 97,04% das urnas apuradas, Sergio Massa soma 36,61% dos votos, Javier Milei, 30,03% e Patricia Bullrich23,84%, seguidos por Juan Schiaretti, com 6,81%, e Myriam Bregnan, com 2,59%.


Fonte: elpais

O segundo turno na Argentina está marcado para 19 de novembro, e a posse do novo presidente será realizada em 10 de dezembro. Para vencer em primeiro turno, um candidato precisaria obter ao menos 45% dos votos, ou ao menos 40% se tiver 10 pontos percentuais de vantagem em relação ao segundo colocado.

As eleições também foram marcadas por denúncias de manipulação e interferências externas, segundo apoiadores de Milei, eleitores do candidato da esquerda, Massa estavam rasgando as cédulas de Milei o que pode ter prejudicado o candidato da direita, segundo matéria do Estadão, Lula teria atuado em operação para banco emprestar US$ 1 bilhão à Argentina e barrar avanço de Milei, ainda segundo uma TV argentina, jornalistas confirmaram a interferência do Governo Brasileiro nas eleições para beneficiar o candidato de esquerda, "A ajuda de assessores brasileiros de Lula foram “fundamentais” para o resultado de Sérgio Massa". 

Apesar de ter terminado em segundo, Milei ainda é o forte candidato a ganhar as eleições, tendo em vista que terá o apoio da terceira candidata Patrícia Bullrich que foi ministra do ex-presidente Maurício Macri, que é de direita, após ficar fora da disputa, Bullrich já declarou que possivelmente irá apoiar Milei, assim o candidato da direita pode ganhar muitos dos 23% da candidata que ficou no terceiro lugar, um fenômeno parecido com as eleições do equador em que a esquerda terminou em primeiro, porém no segundo turno a direita acabou ganhando, pois recebeu o voto dos outros candidatos que eram contra a candidata da situação.

Segundo especialistas, Massa já chegou no teto e mesmo que obtiver todos os votos dos outros dois candidatos mais alinhados a esquerda, no máximo chegaria a 46%, já Milei se tiver apenas os votos de 
Bullrich pode chegar a 53% e venceria o pleito, os candidatos devem focar o segundo turno nos indecisos já que o comparecimento de 77% foi considerado baixo.

Milei postou no X a mensagem confirmando o segundo turno: 


"Vamos ter a glória em novembro!", Todos com Javier Milei, todos! Vamos ganhar, triunfemos e enterraremos o socialismo"



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Cacá Leão prevê derrota de Jerônimo Rodrigues em outubro
Secretário de Governo critica ausência do governador no Carnaval de Salvador e rebate fala sobre fila da regulação
Trump intensifica preparativos contra Irã
Negociações nucleares avançam, mas mobilização militar dos EUA sugere possível confronto armado
Deputado Kim Kataguiri questiona MEC sobre seleções exclusivas para refugiados em federais
Parlamentar solicita detalhes de editais na UFSM e políticas de ingresso na Unila, incluindo critérios, base legal e impacto orçamentário
Bebê de um mês é encontrado abandonado durante o Carnaval em Salvador
Criança foi deixada sozinha após briga dos pais em situação de rua; casal ferido recebeu atendimento médico
Ex-ministro Maílson da Nóbrega critica PT como obstáculo ao desenvolvimento econômico do Brasil
Economista aponta visão ultrapassada do partido, resistência a reformas e risco de crise fiscal em poucos anos; lançamento de livro destaca nove entraves ao crescimento
Carregando..