Termo “buraco negro” é racista, diz Anielle Franco

Ministra da Igualdade Racial disse que avisar pessoas que usam termos considerados ofensivos faz parte de um “letramento racial”
Por: Brado Jornal 01.nov.2023 às 18h25
Termo “buraco negro” é racista, diz Anielle Franco
Foto: Lula Marques

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou nesta quarta-feira (1) que o termo “buraco negro” –que define uma região no espaço com campo gravitacional tão intenso que também absorve a luz– é “racista”. Outro termo citado pela ministra como ofensivo foi o verbo “denegrir”. 

“Denegrir é uma palavra que o movimento negro e que as pessoas que têm letramento racial não usam de forma nenhuma. Ou, por exemplo: ‘saímos desse buraco negro’. A gente escuta muito isso”, declarou Anielle durante o programa “Bom dia, Ministro”, da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

Segundo ela, quando ouve alguém usando termos considerados ofensivos, tenta alertar o interlocutor. “Hoje existem muitas palavras que a gente tem tentado muito, sempre que a gente pode, comunicar de maneira bem tranquila e dizer: ‘Olha, essa palavra é racista'”, afirmou. 

Para a ministra, ações como essa fazem parte de um “letramento racial” da sociedade. Ela foi a 1ª convidada do programa para dar início ao mês da Consciência Negra, celebrado em novembro. 

“A gente precisa pensar nesse letrar […] O letrar que vai desde uma comunicação antirracista, como nós temos feito com a Secom para novembro, um letrar que passa pela Lei 10.639 [que inclui no currículo escolar o ensino da história e cultura afro-brasileira], um letrar que passa por fortalecermos as leis de cotas”, afirmou. 

Durante a entrevista, Franco também defendeu ser necessário repensar as “formas de reparação” a pessoas que sofrem esse tipo de violência para que os agressores comecem a “sentir no bolso” por atos de racismo. 

“Só pedir desculpa, ou fazer uma carta de próprio punho dizendo: ‘me desculpe por ter lhe xingado’, ainda não é suficiente. As pessoas precisam de fato começar a sentir no bolso, precisam começar a entender que existem pessoas negras que são seres humanos”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputado ironiza Jerônimo: “gosta tanto dos prefeitos que culpa eles por tudo”
Luciano Ribeiro critica governador por transferir responsabilidades da fila de regulação e dos piores índices de alfabetização para municípios, acusando PT de descaso com cidades baianas
Em visita a Portugal, pré-candidato Renan Santos tem encontro com Dom Duarte Pio
Renan Santos se reúne com Dom Duarte Pio, pretendente ao trono português
Carlos Bolsonaro posta foto ao lado de Caroline de Toni durante impasse pela vaga ao Senado em Santa Catarina
Publicação surge após impasse da deputada no PL e apoio público de Michelle Bolsonaro; disputa interna envolve acordo com PP e possível chapa pura do partido
Adolpho Loyola rebate críticas ao atraso no anúncio da chapa governista para 2026
Secretário afirma que grupo de Jerônimo Rodrigues está tranquilo e sem pressa, lembrando que em 2022 a definição ocorreu só no final de março
Flávio Bolsonaro confirma presença em manifestações convocadas por Nikolas Ferreira
Senador do PL é o segundo presidenciável a garantir participação nos atos previstos para 1º de março
Barragem de Baraúnas atinge 90% de conclusão após 14 anos de promessas PTistas em Seabra
Obra estratégica na Chapada Diamantina, iniciada há mais de uma década sob gestões petistas, deve ser entregue em junho de 2026 e beneficiará 65 mil pessoas em cinco municípios
Carregando..