Moraes leva processo de réu pelo 8 de Janeiro ao plenário físico

Julgamento de Eduardo Zeferino Englert estava sendo realizado de forma virtual; magistrado havia votado pela condenação
Por: Brado Jornal 06.nov.2023 às 13h52
Moraes leva processo de réu pelo 8 de Janeiro ao plenário físico

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes pediu, no domingo (5), destaque no julgamento de Eduardo Zeferino Englert, réu pela invasão das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro deste ano. Com a medida, a ação será levada ao plenário físico da Corte.

O processo havia sido pautado para o plenário virtual, com data prevista para o fim do julgamento na terça-feira (7). Moraes, relator da ação, havia votado pela condenação do réu. Seu entendimento foi seguido pelo ministro Cristiano Zanin. Nenhum dos demais magistrados depositou o voto antes do pedido de destaque.

Moraes votou para que Englert fosse condenado a 17 anos, sendo 15 anos e 6 meses de reclusão e 1 ano e 6 meses de detenção, além de 100 dias-multa no valor de ⅓ do salário mínimo por dia. 

Além de Englert, há mais 5 julgamentos de réus do 8 de janeiro sendo realizados no plenário virtual. Os ministros têm até terça-feira (7) para depositar os votos. Moraes votou pela condenação de todos os réus, com penas variando de 14 a 17 anos de prisão.


Os réus foram presos no Palácio do Planalto e denunciados pela Procuradoria Geral da República por 5 crimes:

  • abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • golpe de Estado;
  • associação criminosa;
  • dano qualificado 
  • deterioração de patrimônio tombado.


As defesas negam as acusações e apontam falta de provas.


Leia quem são os réus e a pena proposta por Moraes:

  • Fabrício de Moura Gomes, de Ilhabela (SP) – a pena proposta por Moraes foi de 17 anos, sendo 15 anos e 6 meses de reclusão e 1 ano e 6 meses de detenção, além de 100 dias-multa no valor de ⅓ do salário mínimo por dia. 
  • Jorginho Cardoso de Azevedo, de São Miguel do Iguaçu (PR) – a pena proposta por Moraes foi de 17 anos de prisão, sendo 15 anos e 6 meses de reclusão e 1 ano e 6 meses de detenção, além de 100 dias-multa no valor de ⅓ do salário mínimo por dia. 
  • Moises dos Anjos, de Leme (SP) – a pena proposta por Moraes foi de 17 anos de prisão, sendo 15 anos e 6 meses de reclusão e 1 ano e 6 meses de detenção, além de 100 dias-multa no valor de ⅓ do salário mínimo por dia. 
  • Osmar Hilebrand, de Monte Carmelo (MG) – a pena proposta por Moraes foi de 14 anos de prisão, sendo 12 anos e 6 meses de reclusão e 1 ano e 6 meses de detenção, além de 100 dias-multa no valor de ⅓ do salário mínimo por dia. 
  • Rosana Maciel Gomes, de Goiânia (GO) – a pena proposta por Moraes foi de 14 anos de prisão, sendo 12 anos e 6 meses de reclusão e 1 ano e 6 meses de detenção, além de 100 dias-multa no valor de ⅓ do salário mínimo por dia. 


O STF já condenou 20 pessoas denunciadas pela PGR pelos atos do 8 de Janeiro. As penas variam de 3 a 17 anos de prisão. Outros 200 réus ainda devem ser julgados pela Corte.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Adolpho Loyola rebate críticas ao atraso no anúncio da chapa governista para 2026
Secretário afirma que grupo de Jerônimo Rodrigues está tranquilo e sem pressa, lembrando que em 2022 a definição ocorreu só no final de março
Flávio Bolsonaro confirma presença em manifestações convocadas por Nikolas Ferreira
Senador do PL é o segundo presidenciável a garantir participação nos atos previstos para 1º de março
Barragem de Baraúnas atinge 90% de conclusão após 14 anos de promessas PTistas em Seabra
Obra estratégica na Chapada Diamantina, iniciada há mais de uma década sob gestões petistas, deve ser entregue em junho de 2026 e beneficiará 65 mil pessoas em cinco municípios
Em visita a Portugal, pré-candidato Renan Santos tem encontro com Dom Duarte Pio
Renan Santos se reúne com Dom Duarte Pio, pretendente ao trono português
Deputado ironiza Jerônimo: “gosta tanto dos prefeitos que culpa eles por tudo”
Luciano Ribeiro critica governador por transferir responsabilidades da fila de regulação e dos piores índices de alfabetização para municípios, acusando PT de descaso com cidades baianas
Carlos Bolsonaro posta foto ao lado de Caroline de Toni durante impasse pela vaga ao Senado em Santa Catarina
Publicação surge após impasse da deputada no PL e apoio público de Michelle Bolsonaro; disputa interna envolve acordo com PP e possível chapa pura do partido
Carregando..