Política Urgente

Reviravolta: Geraldo Jr. será escolhido pelo PT como candidato em Salvador, diz site

Mas a divulgação pode ser adiada para os próximos dias por causa da indefinição em relação ao candidato a vice-prefeito.
Por: Brado Jornal 17.dez.2023 às 17h25 - Atualizado: 17.dez.2023 às 17h44
Reviravolta: Geraldo Jr. será escolhido pelo PT como candidato em Salvador, diz site
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (à esquerda) bateu o martelo e vai apoiar seu vice, o emedebista Geraldo Jr. (à direita), na corrida pela prefeitura de Salvador - Foto: Carlos Alberto/GOVBA

A cúpula governista bateu o martelo e definiu que o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), será o candidato a prefeito de Salvador em 2024.

Segundo o site Metro1, o anúncio de Geraldo Júnior como postulante pode acontecer ainda neste domingo (17). Mas a divulgação pode ser adiada para os próximos dias por causa da indefinição em relação ao candidato a vice-prefeito.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), deve apoiar seu vice, o emedebista Geraldo Jr., na corrida pela prefeitura de Salvador em 2024, em uma vitória importante dos irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima. Os caciques do MDB atuavam nos bastidores para receber as bençãos do petista na pré-candidatura do aliado.

Desde que foram tragados pela Lava Jato, os políticos tentam ampliar os espaços do MDB no estado. Agora, o plano é utilizar a eleição do ano que vem como impulso eleitoral para a disputa em 2026 – para isso, a estratégia é conquistar o maior número de prefeituras possíveis.

A escolha do vice-governador foi sacramentada em reunião na sexta-feira, com pessoas próximas ao petista. Falta apenas o anúncio público, que pode acontecer neste domingo após uma reunião no Palácio de Ondina, sede do governo baiano.

Em contrapartida, o MDB precisa abrir mão de lançar a pré-candidatura da ex-vereadora Lúcia Rocha à prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, e apoiar o deputado petista Zé Neto em Feira de Santana.

O encontro deste domingo conta com a presença de Geddel, Lúcio e do senador Jaques Wagner, entre outras lideranças da base. O ministro da Casa Civil Rui Costa também foi convidado, mas não compareceu por estar cuidando da esposa, que acabou de dar à luz ao novo filho do casal.

Formado em Direito, Geraldo Jr. foi vereador por quatro vezes antes de ser alçado à disputa pela vice-governadoria por um grupo político do qual era adversário histórico. A aliança inusitada aconteceu no contexto da dificuldade do PT em amealhar apoios ao então candidato Jerônimo Rodrigues em 2022.

Com exceção de 2016, o PT disputou todas as nove eleições municipais em Salvador desde a redemocratização, mas nunca elegeu um prefeito na cidade.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pagamentos do INSS de novembro de 2025 começam no dia 24 e se estendem até dezembro
Metade dos beneficiários só recebe em dezembro devido ao escalonamento por dígito do Número de Benefício
Ministra do TSE defende cassação do mandato de Cláudio Castro
Acusações de irregularidades eleitorais em 2022 param julgamento após voto inicial pela condenação
Eduardo Bolsonaro ataca Ana Campagnolo e reforça apoio a Carlos no senado de Santa Catarina
Disputa interna no PL expõe tensões no bolsonarismo catarinense e atrai defesa da tropa de choque do partido
Carregando..