Política Urgente

Reviravolta: Geraldo Jr. será escolhido pelo PT como candidato em Salvador, diz site

Mas a divulgação pode ser adiada para os próximos dias por causa da indefinição em relação ao candidato a vice-prefeito.
Por: Brado Jornal 17.dez.2023 às 17h25 - Atualizado: 17.dez.2023 às 17h44
Reviravolta: Geraldo Jr. será escolhido pelo PT como candidato em Salvador, diz site
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (à esquerda) bateu o martelo e vai apoiar seu vice, o emedebista Geraldo Jr. (à direita), na corrida pela prefeitura de Salvador - Foto: Carlos Alberto/GOVBA

A cúpula governista bateu o martelo e definiu que o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), será o candidato a prefeito de Salvador em 2024.

Segundo o site Metro1, o anúncio de Geraldo Júnior como postulante pode acontecer ainda neste domingo (17). Mas a divulgação pode ser adiada para os próximos dias por causa da indefinição em relação ao candidato a vice-prefeito.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), deve apoiar seu vice, o emedebista Geraldo Jr., na corrida pela prefeitura de Salvador em 2024, em uma vitória importante dos irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima. Os caciques do MDB atuavam nos bastidores para receber as bençãos do petista na pré-candidatura do aliado.

Desde que foram tragados pela Lava Jato, os políticos tentam ampliar os espaços do MDB no estado. Agora, o plano é utilizar a eleição do ano que vem como impulso eleitoral para a disputa em 2026 – para isso, a estratégia é conquistar o maior número de prefeituras possíveis.

A escolha do vice-governador foi sacramentada em reunião na sexta-feira, com pessoas próximas ao petista. Falta apenas o anúncio público, que pode acontecer neste domingo após uma reunião no Palácio de Ondina, sede do governo baiano.

Em contrapartida, o MDB precisa abrir mão de lançar a pré-candidatura da ex-vereadora Lúcia Rocha à prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, e apoiar o deputado petista Zé Neto em Feira de Santana.

O encontro deste domingo conta com a presença de Geddel, Lúcio e do senador Jaques Wagner, entre outras lideranças da base. O ministro da Casa Civil Rui Costa também foi convidado, mas não compareceu por estar cuidando da esposa, que acabou de dar à luz ao novo filho do casal.

Formado em Direito, Geraldo Jr. foi vereador por quatro vezes antes de ser alçado à disputa pela vice-governadoria por um grupo político do qual era adversário histórico. A aliança inusitada aconteceu no contexto da dificuldade do PT em amealhar apoios ao então candidato Jerônimo Rodrigues em 2022.

Com exceção de 2016, o PT disputou todas as nove eleições municipais em Salvador desde a redemocratização, mas nunca elegeu um prefeito na cidade.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pré-Carnaval de Salvador inicia neste sábado com 100 atrações "gratuitas"
Investimento conjunto de prefeitura, governo do estado e iniciativa privada garante programação
Kataguiri apresenta projeto para acabar com prisão por pensão sem vínculo biológico
Proposta permite exoneração imediata da obrigação alimentar e proíbe detenção civil quando DNA exclui paternidade; Estado segue responsável pela assistência à criança
Tarcísio Pedreira defende Zé Ronaldo como vice de ACM Neto em 2026
Prefeito de São Gonçalo dos Campos afirma que presença do ex-prefeito de Feira de Santana corrige erro de 2022 e traz força política real para a oposição baiana
Dirceu defende Haddad para governo de SP e permanência da chapa Lula-Alckmin
Ex-ministro do PT volta aos debates eleitorais e anuncia candidatura a deputado federal em 2026; aliança de 2022 é vista como pacto essencial com a sociedade
Duda Sanches acusa Ditinho Lemos de traição logo após morte de Alan Sanches
Vereador confirma pré-candidatura a federal e critica falta de lealdade do empresário: “Ladrão de sonhos, não esperou o corpo esfriar”
ACM Neto chega mais forte à eleição baiana de 2026, diz Jutahy Magalhães Jr.
Ex-deputado aponta cenário favorável ao ex-prefeito de Salvador com desgaste do governo atual, unidade da direita e menor desempenho de Lula na Bahia
Carregando..