Comparação de Lula foi insensível, diz ex-chanceler

Celso Lafer, professor em direito internacional da USP, disse que a declaração prejudica atuação do Brasil no cenário internacional
Por: Brado Jornal 20.fev.2024 às 10h23
Comparação de Lula foi insensível, diz ex-chanceler
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O ex-ministro de Relações Exteriores dos governos Collor (1992) e FHC (2001-2002), Celso Lafer, disse que a comparação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disse que a ação militar de Israel em Gaza é como o extermínio de judeus pelos nazistas durante a 2ª Guerra Mundial, foi insensível.

Lafer, professor de diretor internacional da Universidade de São Paulo, disse ao jornal Folha de S. Paulo na segunda-feira (19) que a declaração prejudica a atuação do Brasil no cenário internacional. 

Ele avaliou que a definição de genocídio, usada por Lula para se referir às ações de Israel, é imprópria. “Não é essa a intenção [genocídio] de Israel”, declarou.

Para o ex-chanceler, a reação de Israel ao declarar Lula “persona non grata” foi “movida pelas emoções” e não pela via diplomática. A atitude é em resposta a intensidade de “sentimentos” da declaração do petista, segundo o professor da USP.

Em 12 de janeiro, Lafer enviou uma carta ao Itamaraty com crítica ao apoio do Brasil à iniciativa da África do Sul de acionar a Corte Internacional de Justiça da ONU (Organização das Nações Unidas) para investigar ações genocidas de Israel.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Governo Lula planeja aumento do IOF para impulsionar receitas
O IOF incide sobre operações como crédito, câmbio, seguros e investimentos
Eduardo Bolsonaro deve retornar ao Brasil em julho, afirma Valdemar
Segundo Valdemar, o retorno deve coincidir com o fim da licença de quatro meses
Alexandre de Moraes nega liberdade a Braga Netto em caso de tentativa de golpe
Moraes justificou a decisão destacando que a liberdade de Braga Netto representa um “perigo” ao andamento do processo
Tumulto na Câmara de Salvador: vereador Sidninho é mordido por sindicalista
Durante uma sessão na Câmara Municipal de Salvador, na quinta-feira, 22 de maio, um grupo de sindicalistas invadiu o plenário
Aumento do IOF gera onda de memes contra Fernando Haddad nas redes
Internautas resgataram memes que associam Haddad a uma obsessão por impostos, apelidando-o de “Zé do Taxão”
OAB repudia possível sanção de Trump contra Moraes
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manifestou-se na quinta-feira, 22 de maio de 2025, em apoio ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)
Carregando..