Barroso diz que FFAA 'fizeram um papelão'

Presidente do STF falou sobre atuação dos militares nas eleições de 2022 durante evento promovido pela Faculdade de Direito da PUC-SP
Por: Brado Jornal 04.mar.2024 às 14h41
Barroso diz que FFAA 'fizeram um papelão'
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou nesta segunda-feira, 4, que as Forças Armadas foram politizadas por uma má liderança e fizeram “um papelão” na política. A declaração foi dada durante evento promovido pela Faculdade de Direito da PUC-SP e pelo Centro Acadêmico 22 de Agosto, no teatro Tuca, em São Paulo.

“Eu tenho o maior respeito [pelas Forças Armadas]. Porém, foram manipulados e arremessados na política por más lideranças, fizeram um papelão no TSE. Convidados para ajudar na segurança, para dar transparência, foram induzidos por uma má-liderança a ficarem levantando suspeitas falsas quando a lealdade é um valor que se ensina nas Forças Armadas“, disse Barroso.

Em sua manifestação, ele ressaltou que desde 1988 os militares tiveram um comportamento exemplar no país, de “não ingerência, de não interferência e de cumprir as suas missões constitucionais”. Mas definiu a politização das Forças Armadas como “uma das coisas mais dramáticas para a democracia”.


“Momentos muito difíceis“

“Portanto, foram momentos muito difíceis que nós vivemos no Brasil”, declarou.

Sem citar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Barroso fez críticas à gestão do Executivo por conta de pautas como a demarcação de terras indígenas, a paralisação do Fundo Amazônia e o negacionismo durante a pandemia.

“Nada do que estou falando é uma opinião, tudo que estou falando são fatos objetivos”, completou.


Incômodo

Os militares ventilaram pela imprensa nos últimos dias incômodo com a condução das investigações da Polícia Federal sobre a tentativa de golpe de Estado. O vazamento de informações sigilosas, a que até os investigados não têm acesso, é um dos maiores motivos de irritação.

Os advogados de Bolsonaro, por exemplo, voltaram a reclamar no fim de semana depois de vazarem trechos do conteúdo do depoimento do ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Agora: Salvador refém do caos promovido por sindicalistas em invasão de plenário na Câmara; assista
Nesse momento, os manifestantes invadiram o auditório do Centro de Cultura, local da votação, agredindo vereadores e promovendo um verdadeiro ataque à democracia.
Ciro Nogueira aponta Derrite como opção para governo de SP se Tarcísio buscar Presidência
Em conversa com jornalistas, Nogueira destacou que a escolha do candidato ao governo paulista será uma construção coletiva
Hugo Motta busca texto de anistia que evite veto do STF
Segundo fontes presentes no encontro, apuradas pela CNN, o líder do PP, Dr. Luizinho (RJ)
PT opta por cédulas de papel em eleição interna após entraves com urnas eletrônicas
A cúpula do PT buscou o uso das urnas eletrônicas, consideradas mais seguras para contabilizar os votos de cerca de 3 milhões de filiados, conforme alega a legenda
Governo Lula planeja aumento do IOF para impulsionar receitas
O IOF incide sobre operações como crédito, câmbio, seguros e investimentos
OAB repudia possível sanção de Trump contra Moraes
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manifestou-se na quinta-feira, 22 de maio de 2025, em apoio ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)
Carregando..