Plenário quer vetar obrigatoriedade de vacinação contra Covid a crianças

A justificativa é que a decisão do governo tira o direito de escolha dos pais, em cenário de incerteza, e exige um amplo debate legislativo
Por: Brado Jornal 18.mar.2024 às 15h56
Plenário quer vetar obrigatoriedade de vacinação contra Covid a crianças
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) apresentou um projeto de decreto legislativo (PDL) para tentar sustar uma nota técnica do Ministério da Saúde que torna obrigatória a vacinação conta a Covid-19 em crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade.

No PDL, o parlamentar justifica que a decisão do governo tira o direito de escolha dos pais, em cenário de incerteza, e exige um amplo debate legislativo.

“A minha proposta busca promover uma abordagem cautelosa quanto à implementação de políticas de vacinação infantil, além de salientar a importância da transparência, do consentimento informado e da autonomia dos pais. É necessário questionar a obrigatoriedade da vacinação, imposição que nenhum outro país adotou, especialmente considerando o ritmo acelerado de desenvolvimento das vacinas durante a pandemia”, justifica o senador Heinze.

Heinze também chama atenção que a nota técnica, de caráter obrigatório, é um ato determinado por um diretor de departamento e uma secretária. Na visão dele, isso seria uma decisão que caberia ou ao Poder Executivo ou ao Legislativo.

“Na maioria das nações decisões sobre imunização são submetidas a um processo legislativo ou regulatório transparente e participativo”, afirmou o autor.

Apesar desse posicionamento, o senador afirma que o PDL não significa uma oposição à vacinação como ferramenta de saúde pública. “É um chamado ao diálogo, à transparência e ao respeito pelas liberdades individuais”, concluiu Heinze.

O projeto de decreto legislativo ainda aguarda despacho nas comissões e plenário do Senado. Heinze se consolidou com uma das principais vozes do Senado contrárias à vacinação compulsória durante a pandemia de Covid.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Magistrados do STF exigem resposta de Lula às ameaças dos EUA contra Alexandre de Moraes
Integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) pressionam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Marco Rubio sinaliza possível sanção dos EUA contra Alexandre de Moraes
O secretário de Estado Marco Rubio revelou que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes
Jair Bolsonaro é aclamado como “mito” na Marcha dos Prefeitos
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi recebido com entusiasmo durante a 26ª Marcha dos Prefeitos, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília
Ex-comandante da Aeronáutica revela ser alvo de ofensas e apelido “melancia”
O ex-comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior, afirmou ser vítima de ataques nas redes sociais, onde é chamado de “melancia”
Agora: Salvador refém do caos promovido por sindicalistas em invasão de plenário na Câmara; assista
Nesse momento, os manifestantes invadiram o auditório do Centro de Cultura, local da votação, agredindo vereadores e promovendo um verdadeiro ataque à democracia.
Cleitinho pede perdão por solicitar vídeo de Virginia Fonseca na CPI das Bets
Cleitinho explicou que, pouco antes da oitiva, sua esposa enviou uma mensagem informando que sua filha, de 12 anos, admiradora de Virginia, queria um vídeo dela
Carregando..