Opositores a Maduro elogiam fala de Lula sobre eleições na Venezuela

Para políticos do país vizinho, petista acerta ao criticar vetos no pleito presidencial, mas precisa ir além das palavras
Por: Brado Jornal 01.abr.2024 às 14h08
Opositores a Maduro elogiam fala de Lula sobre eleições na Venezuela
Foto: Ricardo Stuckert/Agência Brasil

Opositores ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, elogiaram o endurecimento do posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com relação às eleições no país. O petista disse ser “grave” o impedimento à candidatura de Corina Yoris ao pleito presidencial, que deve ser realizado ainda em 2024.

Segundo o ex-vice-presidente da Assembleia Nacional da Venezuela Angel Medina, Lula precisará se unir a outros chefes do Executivo na América Latina para surtir efeitos reais nas eleições. “Os presidentes da região precisam agir em conjunto para permitir que a Venezuela tenha uma eleição minimamente competitiva”, afirmou ao jornal O Globo.

“Atores como Lula e [Gustavo] Petro [presidente da Colômbia], presidentes de esquerda, provocam pressão em Maduro. Agora, tenho minhas dúvidas se ele vai ceder. Acredito que precisa haver uma ação de toda a região. Não apenas Lula, mas Lula com López Obrador [presidente do México], Gabriel Boric [presidente do Chile], com o presidente da Argentina [Javier Milei]“, afirmou.

Medina, o qual teve o mandato cassado por aliados de Maduro, afirma que espera ver Lula ir além das palavras.

“Esperamos que Lula, assim como os demais presidentes, não fiquem apenas nas declarações, mas que contribuam com mecanismos diplomáticos para que a Venezuela possa realizar suas eleições”, disse.

Já Alfonso Marquinha, líder do partido de oposição Primero Justicia, disse que não é mais o momento de “crítica”, mas de “celebração” ao fato de Lula começar a repudiar decisões do governo de Maduro.

“Lula e outros presidentes de esquerda vinham mantendo uma postura de apoio e solidariedade com Nicolas Maduro, que não corresponde com sua atuação. Mas não é momento de crítica e sim de celebração que Lula, neste momento, esteja fazendo uma retificação sobre a conduta de Maduro e as instituições na Venezuela”, declarou Marquinha.

Na quinta-feira (28), Lula classificou como “grave” a decisão de vetar Yoris, candidata de oposição a Maduro, das eleições no país.

“Eu fiquei surpreso com a decisão. Primeiro, a decisão boa da candidata proibida de ser candidata pela Justiça de indicar uma sucessora, achei um passo importante. Agora, é grave que a candidata não possa ter sido registrada”, afirmou Lula, que também elogiou o fato de a 1ª candidata de oposição ter indicado outro nome para sucedê-la.

Yoris não conseguiu acessar a plataforma fornecida pelo governo venezuelano para registrar sua chapa. Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o impedimento configura uma violação ao acordo de Barbados, em que a Venezuela assegurou a realização de eleições livres em troca do fim das sanções ao petróleo local.

Na terça-feira (26), a principal coalizão de oposição da Venezuela, a PUD (Plataforma Unitária Democrática), conseguiu registrar Edmundo González como candidato provisório.

Antes de Corina Yoris, a ex-deputada María Corina Machado também havia tido seu registro de candidatura negado. Ela venceu a disputa interna da oposição. Machado foi quem indicou Yoris como sua substituta.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Chanceler brasileiro solicita análise de proposta americana para revogar tarifas elevadas
Diálogo breve em cúpula do G7 reacende apelos do Brasil por exame do plano apresentado em 4 de novembro
Epstein chamou Trump de 'sujo' em e-mail de 2018 sobre fraudes eleitorais
Documentos revelados pelo Congresso dos EUA expõem trocas de mensagens entre o bilionário acusado de abusos e ex-conselheira da Casa Branca
Polícia Federal prende ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto em nova fase de operação contra fraudes em benefícios
Ex-gestor é alvo de mandado em ação que apura desvios de até R$ 6,3 bilhões em descontos não autorizados de aposentados e pensionistas
Haddad critica falta de expertise de Derrite em combate ao crime organizado e questiona urgência na aprovação do projeto Antifacção
Ministro da Fazenda aponta exclusão de Receita Federal e PF das discussões e defende maior integração entre órgãos
Nova etapa da Operação Sem Desconto é iniciada por PF e CGU
Autoridades cumprem mandados em 15 estados e no DF contra fraudes em benefícios previdenciários
Jorge Araújo assume vaga de deputado federal com nomeação de João Leão na Prefeitura de Salvador
A alteração também afeta a Câmara Municipal de Salvador, onde o suplente Sandro Bahiense (PP) retornará ao cargo no Legislativo local
Carregando..