Brasileiro que confrontou Barroso em Oxford é intimado pela PF

Alexandre Kunz debateu com o ministro do STF em uma palestra na Universidade de Oxford, em 2022
Por: Brado Jornal 02.abr.2024 às 10h42
Brasileiro que confrontou Barroso em Oxford é intimado pela PF
Foto: Reprodução/Valter Campanato, Agência Brasil

Alexandre Kunz, um brasileiro que mora na Inglaterra há mais de uma década e possui passaporte britânico, questionou o ministro Luís Roberto Barroso em uma palestra na Universidade de Oxford em 2022. Recentemente, ele foi convocado pela Polícia Federal (PF) para prestar depoimento através de um aplicativo online nesta terça-feira, 2, às 15 horas, horário de Brasília. No entanto, Kunz desconhece a razão da convocação. Segundo a PF, o caso está sendo processado confidencialmente no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em um evento chamado Forum Brazil UK, organizado por estudantes da Universidade de Oxford e da London School of Economics and Political Science no Reino Unido, Barroso discutiu os desafios que enfrentou como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Este evento aconteceu em junho de 2022, alguns meses antes das eleições.

“Precisei lidar com a pandemia, oferecer resistência aos ataques contra a democracia e impedir esse abominável retrocesso que seria a volta ao voto impresso com contagem pública manual, que sempre foi o caminho da fraude no Brasil”, disse Barroso, na ocasião.

Ao fim de sua declaração, o ministro foi confrontado por uma mulher que estava na plateia. “É mentira!”, disse. “Ninguém falou em contagem manual.” Kunz apareceu logo depois. “Como vamos confiar nas urnas, se o cara que vai presidir foi o cara que soltou o maior ladrão?”, interpelou o brasileiro, referindo-se ao substituto de Barroso na presidência do TSE, ministro Luiz Edson Fachin. Este último anulou as condenações de Luiz Inácio Lula da Silva, o que possibilitou sua candidatura nas eleições de 2022.

Barroso aparentou desconforto com as questões propostas pela plateia. “Esse é um dos problemas que estamos vivendo no Brasil, um déficit imenso de civilidade”, disse.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jerônimo convoca reunião de emergência para refazer estratégia contra Neto; Lula derrete e assusta prefeitos
A reunião, realizada em sigilo no Palácio de Ondina, contou com líderes da base aliada
Michelle Bolsonaro reformula discurso e estratégia para as eleições de 2026
Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama do Brasil, está redefinindo sua atuação política
Fábio Wajngarten é demitido do PL após vazamento de mensagens com Mauro Cid
Wajngarten, que integrava o círculo próximo de Bolsonaro e atuou na defesa do ex-presidente em investigações sobre tentativa de golpe de Estado,
Contas de Rui Costa são aprovadas pelo TCE-BA apesar de reprovação técnica
O relatório, elaborado por 41 auditores e coordenado pelo superintendente José Raimundo Bastos de Aguiar, identificou sérias irregularidades em setores como saúde e segurança pública
Lula celebra Valdecy Urquiza, primeiro brasileiro à frente da Interpol
Durante a reunião, Lula parabenizou o delegado da Polícia Federal (PF) por sua eleição
BR-324 enfrenta problemas após fim da concessão da Via Bahia
A transição, anunciada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, marcou o que ele chamou de “novo 2 de julho da Bahia”
Carregando..