Moraes cita Musk como CEO do X, mas bilionário deixou comando em 2023

Elon Musk foi incluído no inquérito das milícias digitais
Por: Brado Jornal 08.abr.2024 às 13h47
Moraes cita Musk como CEO do X, mas bilionário deixou comando em 2023
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na decisão de domingo (7) que incluiu o bilionário Elon Musk no inquérito das milícias digitais, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, cita o empresário norte-americano como CEO do X (antigo Twitter). No entanto, ele deixou o comando da rede social em maio de 2023.

Musk anunciou Linda Yaccarino como a nova CEO do X em 11 de maio de 2023. À época, o dono da rede social disse que passaria a assumir a função de chefe de operações, supervisão de produtos, softwares e operação de sistemas.

Em dezembro de 2022, depois de comprar a rede social por US$ 44 bilhões, Musk fez uma enquete na própria rede social em que perguntava aos usuários se deveria deixar de ser CEO da empresa. O “sim” ganhou com 57,2% dos votos, e ele prometeu acatar o resultado.

Na decisão, Moraes menciona por 4 vezes Musk como CEO do X. O ministro determinou a instauração de um novo inquérito para apurar as condutas do bilionário em relação aos crimes de obstrução à Justiça, organização criminosa e incitação ao crime. Também estabeleceu multa diária de R$ 100 mil por cada perfil bloqueado pelo Supremo que fosse reativado. 


MUSK X MORAES

O bilionário Elon Musk, dono da rede social X e das empresas SpaceX e Tesla, perguntou na madrugada do sábado (6.abr) por que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, “exige tanta censura no Brasil”. O empresário respondeu uma publicação do ministro no X de 11 de janeiro.

O comentário de Musk veio na sequência de acusações feitas pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger na quarta-feira (3). Segundo Shellenberger, o ministro tem “liderado um caso de ampla repressão da liberdade de expressão no Brasil”.

Os comentários críticos escalaram o tom e Musk disse que pensa em fechar o Twitter no Brasil e que divulgará as exigências de Moraes que violam leis. Ele também chamou o ministro de “tirano”, “totalitário” e “draconiano”, dizendo que ele deveria “renunciar ou sofrer um impeachmant”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ex-namorada de Davi Brito rebate acusações de ameaças
Por meio de sua advogada, Lalesca Moreira, Adriana negou as alegações e classificou as declarações de Davi como “irresponsáveis”.
Atropelamento deixa torcedores do Bahia feridos após jogo em Salvador
Testemunhas relatam que o impacto foi intenso, com cerca de cinco pessoas atingidas, embora o número exato ainda não tenha sido oficialmente divulgado
Jerônimo convoca reunião de emergência para refazer estratégia contra Neto; Lula derrete e assusta prefeitos
A reunião, realizada em sigilo no Palácio de Ondina, contou com líderes da base aliada
Moraes rejeita pedido de Bolsonaro para adiar depoimentos em inquérito sobre golpe
Em sua decisão, Moraes afirmou que a disponibilização do material não impacta o curso do processo nem modifica as acusações formuladas pela PGR
Janja rebate críticas e defende fala sobre TikTok com Xi Jinping
Janja enfatizou que sua conversa com Xi Jinping
Michelle Bolsonaro reformula discurso e estratégia para as eleições de 2026
Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama do Brasil, está redefinindo sua atuação política
Carregando..