Moraes cita Musk como CEO do X, mas bilionário deixou comando em 2023

Elon Musk foi incluído no inquérito das milícias digitais
Por: Brado Jornal 08.abr.2024 às 13h47
Moraes cita Musk como CEO do X, mas bilionário deixou comando em 2023
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na decisão de domingo (7) que incluiu o bilionário Elon Musk no inquérito das milícias digitais, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, cita o empresário norte-americano como CEO do X (antigo Twitter). No entanto, ele deixou o comando da rede social em maio de 2023.

Musk anunciou Linda Yaccarino como a nova CEO do X em 11 de maio de 2023. À época, o dono da rede social disse que passaria a assumir a função de chefe de operações, supervisão de produtos, softwares e operação de sistemas.

Em dezembro de 2022, depois de comprar a rede social por US$ 44 bilhões, Musk fez uma enquete na própria rede social em que perguntava aos usuários se deveria deixar de ser CEO da empresa. O “sim” ganhou com 57,2% dos votos, e ele prometeu acatar o resultado.

Na decisão, Moraes menciona por 4 vezes Musk como CEO do X. O ministro determinou a instauração de um novo inquérito para apurar as condutas do bilionário em relação aos crimes de obstrução à Justiça, organização criminosa e incitação ao crime. Também estabeleceu multa diária de R$ 100 mil por cada perfil bloqueado pelo Supremo que fosse reativado. 


MUSK X MORAES

O bilionário Elon Musk, dono da rede social X e das empresas SpaceX e Tesla, perguntou na madrugada do sábado (6.abr) por que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, “exige tanta censura no Brasil”. O empresário respondeu uma publicação do ministro no X de 11 de janeiro.

O comentário de Musk veio na sequência de acusações feitas pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger na quarta-feira (3). Segundo Shellenberger, o ministro tem “liderado um caso de ampla repressão da liberdade de expressão no Brasil”.

Os comentários críticos escalaram o tom e Musk disse que pensa em fechar o Twitter no Brasil e que divulgará as exigências de Moraes que violam leis. Ele também chamou o ministro de “tirano”, “totalitário” e “draconiano”, dizendo que ele deveria “renunciar ou sofrer um impeachmant”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Nova etapa da Operação Sem Desconto é iniciada por PF e CGU
Autoridades cumprem mandados em 15 estados e no DF contra fraudes em benefícios previdenciários
Jorge Araújo assume vaga de deputado federal com nomeação de João Leão na Prefeitura de Salvador
A alteração também afeta a Câmara Municipal de Salvador, onde o suplente Sandro Bahiense (PP) retornará ao cargo no Legislativo local
Trump busca alívio no custo de vida e abre negociações tarifárias com o Brasil
Na terça-feira (11), o presidente republicano anunciou à Fox News planos para importar mais café e cortar tarifas, prometendo soluções “rápidas e fáceis”.
Políticos do PL Bahia articulam discretamente saída do partido por "falta de comunicação e bagunça de Roma"
De acordo com relatos desses políticos, o PL Bahia é descrito como um ambiente "bagunçado"
Moraes prorroga prazo para governador do Rio fornecer dados da operação Contenção
Autoridade judicial concede extensão até dia 17 para análise de documentos periciais e registros da ação mais mortal do país
Salvador exige câmeras em carros de app para todas as corridas
As empresas de aplicativos, como Uber e 99, responderão pelo fornecimento e pelo armazenamento das gravações, que deverão seguir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Carregando..