Moraes é o carcereiro preferido de Lula, diz líder da direita espanhola

Santiago Abascal é o líder do Vox, principal partido da direita espanhola
Por: Brado Jornal 08.abr.2024 às 13h02
Moraes é o carcereiro preferido de Lula, diz líder da direita espanhola
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O líder do partido de direita espanhol Vox, deputado Santiago Abascal, chamou no domingo (7) o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes de “carcereiro” preferido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi feita em resposta a uma publicação do dono do X (ex-Twitter), Elon Musk, que questionou a razão de o ministro “ameaçar” a plataforma com multas diárias caso ordens de bloqueios e de sigilo não fossem cumpridas.

“Alexandre de Moraes é o carcereiro preferido de Lula”, declarou Abascal em seu perfil no X. Segundo ele, Moraes é a figura que permite inclinações políticas de legalidade e de institucionalidade democrática aos “abusos do autoritarismo” do governo petista.

“Não há justiça onde as liberdades políticas, de expressão e de imprensa estão suspensas e onde metade da população está sob suspeita por não concordar com o presidente que foi condenado por corrupção”, disse o líder do Vox. Para ele, nenhum governo democrático pode permanecer calado frente à indignação contra a liberdade.

A conta oficial do X publicou uma nota oficial no sábado (6.abr) dizendo que foi “forçada por decisões judiciais a bloquear determinadas contas” da rede social e que vai recorrer na Justiça. Menos de uma hora depois, o dono da rede social, Elon Musk, disse que suspenderia as restrições legais a perfis de brasileiros.

“Não sabemos os motivos pelos quais essas ordens de bloqueio foram emitidas. Não sabemos quais postagens supostamente violaram a lei. Estamos proibidos de informar qual tribunal ou juiz emitiu a ordem, ou em qual contexto. Estamos proibidos de informar quais contas foram afetadas. Somos ameaçados com multas diárias se não cumprirmos a ordem”, diz trecho da nota.

Depois da escalada de acusações, Moraes determinou que Musk fosse incluído no inquérito das milícias digitais que tramita na Corte e investiga grupos que estariam atuando contra a democracia. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Fábio Wajngarten é demitido do PL após vazamento de mensagens com Mauro Cid
Wajngarten, que integrava o círculo próximo de Bolsonaro e atuou na defesa do ex-presidente em investigações sobre tentativa de golpe de Estado,
Aliados de Jair Bolsonaro preveem cenário de prisão para 2026
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mantém o discurso otimista de que estará na disputa presidencial de 2026
Lula celebra Valdecy Urquiza, primeiro brasileiro à frente da Interpol
Durante a reunião, Lula parabenizou o delegado da Polícia Federal (PF) por sua eleição
Contas de Rui Costa são aprovadas pelo TCE-BA apesar de reprovação técnica
O relatório, elaborado por 41 auditores e coordenado pelo superintendente José Raimundo Bastos de Aguiar, identificou sérias irregularidades em setores como saúde e segurança pública
Janja rebate críticas e defende fala sobre TikTok com Xi Jinping
Janja enfatizou que sua conversa com Xi Jinping
Jerônimo convoca reunião de emergência para refazer estratégia contra Neto; Lula derrete e assusta prefeitos
A reunião, realizada em sigilo no Palácio de Ondina, contou com líderes da base aliada
Carregando..