Exército veta Mauro Cid de concorrer à promoção a coronel

Cid voltou a ser preso em 22 de março por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes
Por: Brado Jornal 11.abr.2024 às 15h47
Exército veta Mauro Cid de concorrer à promoção a coronel
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

A Comissão de Promoções de Oficiais do Exército vetou o tenente-coronel Mauro Cid de pleitear o cargo de coronel em abril. Segundo apuração da CNN Brasil, a proibição é por causa da prisão preventiva do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL). 

O colegiado da CPO entendeu que a prisão de Cid viola um artigo da Lei de Promoções dos Oficiais da Ativa das Forças Armadas que diz que militares presos de forma cautelar não podem constar em quadros de acesso enquanto a detenção não for revogada. O resultado das promoções deve ser divulgado no fim deste mês em comunicado interno do Exército. 

A CPO deu outra razão para vetar a promoção de Cid. O regulamento interno do Exército determina que o militar fica impedido, de forma temporária, de ter acesso a promoções “caso esteja suspenso de exercer as atividades específicas de sua arma”, mesmo em caráter provisório. 

Mauro Cid voltou a ser preso em 22 de março por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. A prisão se deu depois de a revista Veja divulgar mensagens de áudio nas quais o militar criticava a atuação do ministro e da PF. A gravação teria sido feita durante uma conversa entre Cid e um interlocutor em algum momento depois de 11 de março de 2024, quando o tenente-coronel deu um depoimento para a Polícia Federal.

Segundo o STF, Cid descumpriu medidas cautelares pactuadas no acordo ao fazer as declarações. O militar também vai responder pelo crime de obstrução de Justiça. Ele está preso no batalhão da Polícia do Exército, em Brasília.

O militar estava em liberdade desde setembro de 2023, quando assinou um acordo de delação e ganhou o direito de responder em liberdade aos processos que tramitam contra ele.

A partir da nova prisão, os investigadores da PF passaram a avaliar se os benefícios concedidos a Cid serão mantidos. A decisão final será do STF.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Operação Sem Desconto prende líderes de fraudes no INSS e promete mais ações
Entre os detidos está o ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto.
Trump busca alívio no custo de vida e abre negociações tarifárias com o Brasil
Na terça-feira (11), o presidente republicano anunciou à Fox News planos para importar mais café e cortar tarifas, prometendo soluções “rápidas e fáceis”.
Haddad critica falta de expertise de Derrite em combate ao crime organizado e questiona urgência na aprovação do projeto Antifacção
Ministro da Fazenda aponta exclusão de Receita Federal e PF das discussões e defende maior integração entre órgãos
Chanceler brasileiro solicita análise de proposta americana para revogar tarifas elevadas
Diálogo breve em cúpula do G7 reacende apelos do Brasil por exame do plano apresentado em 4 de novembro
Polícia Federal prende ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto em nova fase de operação contra fraudes em benefícios
Ex-gestor é alvo de mandado em ação que apura desvios de até R$ 6,3 bilhões em descontos não autorizados de aposentados e pensionistas
Recondução de Gonet à PGR é aprovada com margem estreita no Senado
Apoio apertado reflete perda de respaldo entre senadores opositores e tensões políticas na sabatina
Carregando..