Fux autoriza investigação contra Nikolas por chamar Lula de “ladrão”

Congressista fala em “liberdade ameaçada”
Por: Brado Jornal 11.abr.2024 às 13h49
Fux autoriza investigação contra Nikolas por chamar Lula de “ladrão”
Foto: Agência Brasil

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, autorizou, nesta quarta-feira (10), a abertura de um inquérito para investigar o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). A investigação vai averiguar se o congressista cometeu o crime de injúria contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao chamá-lo de ladrão. Fux atendeu a uma solicitação do Ministério da Justiça.

“A suspeita de prática criminosa envolvendo Parlamentar Federal contra o Chefe do Poder Executivo demanda esclarecimentos quanto à eventual tipicidade, materialidade e autoria dos fatos imputados”, afirma o juiz no documento. 

A abertura de inquérito foi solicitada pela PF (Polícia Federal) à Suprema Corte em 7 de fevereiro. O ministro deu 60 dias para que as diligências sejam cumpridas. O deputado federal chamou Lula de “ladrão” durante evento na Organização das Nações Unidas em novembro de 2023.

O congressista comentou sobre a decisão de Fux na rede social X (antigo Twitter). Em publicação em inglês e português, ele disse que a investigação demonstra “o quanto está ameaçada a liberdade de expressão no Brasil”.

Nikolas associa a determinação do Supremo ao pedido por mais informações sobre as denúncias feitas pelo empresário Elon Musk. O bilionário trava um embate com o ministro Alexandre de Moraes no X, do qual é dono, desde o final de semana.

“Imagine como vai ser com um simples cidadão brasileiro, que não pode chamar um político condenado em três instâncias de ladrão e envolvido até o pescoço em casos de corrupção. Hoje sou eu, amanhã é você”, disse.

Nikolas também publicou um vídeo em seus perfis nas redes sociais em que repete que a investigação é uma “ameaça à liberdade” no país.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Polícia Federal prende ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto em nova fase de operação contra fraudes em benefícios
Ex-gestor é alvo de mandado em ação que apura desvios de até R$ 6,3 bilhões em descontos não autorizados de aposentados e pensionistas
Políticos do PL Bahia articulam discretamente saída do partido por "falta de comunicação e bagunça de Roma"
De acordo com relatos desses políticos, o PL Bahia é descrito como um ambiente "bagunçado"
Recondução de Gonet à PGR é aprovada com margem estreita no Senado
Apoio apertado reflete perda de respaldo entre senadores opositores e tensões políticas na sabatina
Moraes prorroga prazo para governador do Rio fornecer dados da operação Contenção
Autoridade judicial concede extensão até dia 17 para análise de documentos periciais e registros da ação mais mortal do país
Haddad critica falta de expertise de Derrite em combate ao crime organizado e questiona urgência na aprovação do projeto Antifacção
Ministro da Fazenda aponta exclusão de Receita Federal e PF das discussões e defende maior integração entre órgãos
Chanceler brasileiro solicita análise de proposta americana para revogar tarifas elevadas
Diálogo breve em cúpula do G7 reacende apelos do Brasil por exame do plano apresentado em 4 de novembro
Carregando..