Dino recupera direitos políticos de um ex-prefeito condenado por improbidade administrativa

Eugênio José Zuliani foi condenado à não observância da exigência de concurso público e ao desvio de funções de cargos em comissão durante seu mandato
Por: Brado Jornal 15.abr.2024 às 14h31
Dino recupera direitos políticos de um ex-prefeito condenado por improbidade administrativa
Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, concedeu uma liminar para suspender os efeitos de uma decisão que havia imposto uma suspensão de cinco anos aos direitos políticos do ex-deputado federal e ex-prefeito de Olímpia (SP), Eugênio José Zuliani.

A liminar foi concedida na Reclamação (RCL) 66284, apresentada pelo próprio político. Segundo os documentos do caso, Zuliani foi condenado pela Justiça de São Paulo por ato de improbidade administrativa, relacionado à não observância da exigência de concurso público e ao desvio de funções de cargos em comissão durante seu mandato como prefeito.

A punição incluiu uma multa e a suspensão dos direitos políticos por cinco anos, baseada no artigo 12, inciso III, da Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/1992), uma sentença que foi confirmada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

No STF, Zuliani argumentou que sua condenação pelo STJ foi fundamentada em um dispositivo da Lei de Improbidade Administrativa que havia sido temporariamente suspenso pela Suprema Corte em uma liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6678, em outubro de 2021.

Ele destacou que nesse caso precedente, o STF suspendeu a aplicação da penalidade prevista para casos de violação dos princípios da administração pública, tanto na forma dolosa quanto na culposa.

Em sua decisão, Flávio Dino reconheceu que o STF havia de fato suspendido a eficácia da parte da lei que tratava da “suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos”, conforme estabelecido no artigo 12, inciso III, da Lei 8.429/1992.

Ele também destacou a urgência em conceder a liminar, considerando que a sanção de suspensão dos direitos políticos pode ter consequências irreversíveis, especialmente em vista das eleições previstas para outubro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Netanyahu anuncia controle militar de Gaza e entrada de ajuda humanitária
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (Likud, direita), declarou na segunda-feira (19.mai.2025) que as Forças de Defesa de Israel (Tsahal)
Moraes rejeita pedido de Bolsonaro para adiar depoimentos em inquérito sobre golpe
Em sua decisão, Moraes afirmou que a disponibilização do material não impacta o curso do processo nem modifica as acusações formuladas pela PGR
Jerônimo convoca reunião de emergência para refazer estratégia contra Neto; Lula derrete e assusta prefeitos
A reunião, realizada em sigilo no Palácio de Ondina, contou com líderes da base aliada
Michelle Bolsonaro reformula discurso e estratégia para as eleições de 2026
Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama do Brasil, está redefinindo sua atuação política
Aliados de Jair Bolsonaro preveem cenário de prisão para 2026
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mantém o discurso otimista de que estará na disputa presidencial de 2026
Ataque em bar de Camaçari deixa um morto e quatro feridos
Um ataque violento transformou uma noite de confraternização em tragédia
Carregando..