Janja diz ser articuladora no governo e ter autonomia de Lula

Janja afirmou que desde a campanha presidencial ela pretendia remodelar o papel da primeira-dama
Por: Brado Jornal 15.abr.2024 às 09h19
Janja diz ser articuladora no governo e ter autonomia de Lula
Foto: Ricardo Stuckert/Agência Brasil

A primeira-dama Janja Lula da Silva disse exercer papel de articuladora no governo e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dá “total autonomia” para que ela possa fazer o que faz. Afirmou ainda que “linha de hierarquia não existe” entre ela e o marido.

“Meu papel é de articuladora, de quem fala sobre políticas públicas. Podemos [Lula e Janja] estar em espaços diferentes e conversar com públicos diferentes quando necessário”, afirmou. A fala foi à BBC em reportagem publicada no sábado (13) sobre as funções exercidas por primeiras-damas latinas.

Em setembro de 2023, enquanto o presidente Lula passava por cirurgia de artrose, Janja foi ao Rio Grande do Sul junto a ministros para acompanhar a situação do Estado, na época atingido por fortes chuvas. A atuação da primeira-dama dividiu opiniões.

Para alguns internautas, ela estaria ocupando a função de vice-presidente, deixando Geraldo Alckmin (PSB) em uma posição decorativa.

Na entrevista, Janja disse ainda que, desde a campanha presidencial de 2022, já pretendia remodelar o papel de primeira-dama e que não tem o perfil de “esposa que organiza chás de caridade e visita instituições filantrópicas”. 

Afirmou ainda que a função é uma questão de escolha, de “quebrar a caixa a qual as primeiras-damas são forçadas a ficar. É sobre não ter uma caixa. Nós podemos fazer o que quisermos”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump busca alívio no custo de vida e abre negociações tarifárias com o Brasil
Na terça-feira (11), o presidente republicano anunciou à Fox News planos para importar mais café e cortar tarifas, prometendo soluções “rápidas e fáceis”.
Políticos do PL Bahia articulam discretamente saída do partido por "falta de comunicação e bagunça de Roma"
De acordo com relatos desses políticos, o PL Bahia é descrito como um ambiente "bagunçado"
Moraes prorroga prazo para governador do Rio fornecer dados da operação Contenção
Autoridade judicial concede extensão até dia 17 para análise de documentos periciais e registros da ação mais mortal do país
Jorge Araújo assume vaga de deputado federal com nomeação de João Leão na Prefeitura de Salvador
A alteração também afeta a Câmara Municipal de Salvador, onde o suplente Sandro Bahiense (PP) retornará ao cargo no Legislativo local
Operação Sem Desconto prende líderes de fraudes no INSS e promete mais ações
Entre os detidos está o ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto.
Polícia Federal prende ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto em nova fase de operação contra fraudes em benefícios
Ex-gestor é alvo de mandado em ação que apura desvios de até R$ 6,3 bilhões em descontos não autorizados de aposentados e pensionistas
Carregando..