Convocado pela 'bancada da bala', Lewandowski participa de sessão na Câmara

Lewandowski disse ter aceito por entender ser necessário “diálogo entre Poderes”
Por: Brado Jornal 16.abr.2024 às 15h51
Convocado pela 'bancada da bala', Lewandowski participa de sessão na Câmara
Foto: Nelson Jr/Agência Brasil

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski participa da reunião da Comissão de Segurança Pública da Câmara, nesta terça-feira,16. Ele foi convidado para prestar esclarecimento sobre a fuga do presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e as ações da pasta para o combate ao crime organizado no Brasil.

Esta é a primeira vez que Lewandowski comparece à Câmara na função de ministro. A vinda do ministro foi pedida pelos deputados Sanderson (PL-RS), Rodolfo Nogueira (PL-MS), Rodrigo Valadares (União-SE), Sargento Gonçalves (PL-RN) e Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP).

Em sua fala inicial, ele afirmou ter aceitado o convite por entender ser necessário o  “diálogo entre Poderes”. “Minha vinda significa um diálogo entre os Poderes. E esse diálogo está se desenvolvendo de forma harmônica”, disse. “Eu vim mais para ouvir do que para falar. E virei sempre que for convidado“, completou.

Ele também afirmou que ainda está na organização da pasta, que assumiu a menos de três meses. Destacou, ainda, a intenção de manter “responsabilidade compartilhada com toda a sociedade e seus representantes no Congresso”.

O ministro veio acompanhado dos chefes de Polícia Penal, André Garcia; da Polícia Federal, Andrei Rodrigues; e da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Fernando Oliveira, que, segundo Lewandowski, não devem falar na audiência, mas ouvir e anotar os pontos levantados por parlamentares.

Durante a audiência, o ministro também deve ser questionado sobre o Decreto 11.615/23 de armas e munições; e o recente veto do presidente Lula na Lei 14.843/24, que trata da chamada “saidinha” de presidiários.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Moraes prorroga prazo para governador do Rio fornecer dados da operação Contenção
Autoridade judicial concede extensão até dia 17 para análise de documentos periciais e registros da ação mais mortal do país
Políticos do PL Bahia articulam discretamente saída do partido por "falta de comunicação e bagunça de Roma"
De acordo com relatos desses políticos, o PL Bahia é descrito como um ambiente "bagunçado"
Operação Sem Desconto prende líderes de fraudes no INSS e promete mais ações
Entre os detidos está o ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto.
Nova etapa da Operação Sem Desconto é iniciada por PF e CGU
Autoridades cumprem mandados em 15 estados e no DF contra fraudes em benefícios previdenciários
Trump busca alívio no custo de vida e abre negociações tarifárias com o Brasil
Na terça-feira (11), o presidente republicano anunciou à Fox News planos para importar mais café e cortar tarifas, prometendo soluções “rápidas e fáceis”.
Polícia Federal prende ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto em nova fase de operação contra fraudes em benefícios
Ex-gestor é alvo de mandado em ação que apura desvios de até R$ 6,3 bilhões em descontos não autorizados de aposentados e pensionistas
Carregando..