Operação Lesa Pátria: PF faz busca e apreensão em 8 estados

A corporação informou ter sido determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados
Por: Brado Jornal 16.abr.2024 às 10h25 - Atualizado: 16.abr.2024 às 12h50
Operação Lesa Pátria: PF faz busca e apreensão em 8 estados
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 16, a 26ª fase da Operação Lesa Pátria para identificar pessoas que financiaram, fomentaram e promoveram os atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, quando as sedes dos três Poderes foram invadidas e depredadas.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, expediu 18 mandados de busca e apreensão, cumpridos nos estados do Rio Grande do Norte (1), Santa Catarina (1), Pará (4), São Paulo (1), Minas Gerais (3), Espirito Santo (4), Tocantins (1) e Mato Grosso do Sul (3).

Em comunicado, a PF informou ter sido determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados.

“Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de 40 milhões de reais”, afirmou a PF.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As frentes de investigação da PF

A Polícia Federal trabalha em quatro frentes de investigação para chegar aos responsáveis pelos atos de 8 de janeiro, em Brasília.

Uma delas apura quem são os possíveis autores intelectuais. Essa linha investiga se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estaria relacionado ao movimento que incitou seus apoiadores a invadir e depredar as sedes do Palácio do Planalto, do Congresso e do STF.

Outra frente visa mapear os financiadores e responsáveis pela logística do acampamento e transporte dos invasores para Brasília.

A PF também busca identificar e individualizar a conduta de cada um dos envolvidos na depredação dos prédios da capital federal, denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e julgados pelo STF.

A quarta frente investiga autoridades que facilitaram a atuação dos invasores ou que se omitiram durante os atos de 8 de janeiro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Nova etapa da Operação Sem Desconto é iniciada por PF e CGU
Autoridades cumprem mandados em 15 estados e no DF contra fraudes em benefícios previdenciários
Jorge Araújo assume vaga de deputado federal com nomeação de João Leão na Prefeitura de Salvador
A alteração também afeta a Câmara Municipal de Salvador, onde o suplente Sandro Bahiense (PP) retornará ao cargo no Legislativo local
Moraes prorroga prazo para governador do Rio fornecer dados da operação Contenção
Autoridade judicial concede extensão até dia 17 para análise de documentos periciais e registros da ação mais mortal do país
Embraer transforma Super Tucano em caçador de drones acessível
O avião turboélice, apesar de compacto, transporta armamento variado para múltiplas operações.
Recondução de Gonet à PGR é aprovada com margem estreita no Senado
Apoio apertado reflete perda de respaldo entre senadores opositores e tensões políticas na sabatina
Polícia Federal prende ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto em nova fase de operação contra fraudes em benefícios
Ex-gestor é alvo de mandado em ação que apura desvios de até R$ 6,3 bilhões em descontos não autorizados de aposentados e pensionistas
Carregando..