STF extingue ações contra ex-ministros de FHC

MPF acionou a Justiça em 1995 e 1996 por suposta improbidade administrativa de Pedro Malan, José Serra e Pedro Parente
Por: Brado Jornal 16.abr.2024 às 16h45 - Atualizado: 16.abr.2024 às 17h10
STF extingue ações contra ex-ministros de FHC
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal determinou a extinção, sem julgamento, de 2 processos por suspeitas de improbidade contra ex-ministros do governo Fernando Henrique Cardoso. As ações envolviam Pedro Malan, José Serra e Pedro Parente. 

A análise do caso foi realizada em plenário virtual de 5 a 12 de abril. Na modalidade, os magistrados depositam seus votos e não há discussão. O ministro da Corte e relator da ação, Alexandre de Moraes, votou pela derrubada dos processos. Ele foi seguido por todos os magistrados que compõem a 1ª Turma: Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Luiz Fux. 

Os processos foram ajuizados pelo Ministério Público Federal em dezembro de 1995 e janeiro de 1996, por suposta prática de atos de improbidade administrativa. Esses atos teriam sido cometidos a partir de agosto de 1995, quando o Conselho Monetário Nacional criou o Proer (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional).

O MPF questionou, entre outras coisas, a assistência financeira de R$ 2,9 bilhões fornecida ao Banco Econômico S.A. pelo Banco Central. 

Em seu voto, Moraes argumentou que, na acusação do MPF, “não há imputação de conduta dolosa de improbidade, mas apenas descrição de conduta culposa, consistente na análise equivocada da legislação de regência, acreditando os imputados, ora reclamantes, que agiam de acordo com autorização legal, seja por meio da legislação própria, seja pelo ato autorizador emanado do Conselho Monetário Nacional”. 

A Lei de Improbidade Administrativa diz que é preciso comprovar que houve dolo, ou seja, intenção de cometer ato ilícito.

Segundo Moraes, o Ministério Público “imputa aos réus a omissão no cumprimento do dever de impedir operações e de tomar medidas acautelatórias, sem indicar ou descrever dolo na conduta, mas sim negligência e imperícia na condução de atos” do Banco Central. 

“Percebe-se, portanto, que as ações originárias não imputam atos de improbidade administrativa dolosos, mas sim culposos”, lê-se no voto de Moraes. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Presidente Trump confirma operação militar conjunta de EUA e Israel contra o Irã
Em vídeo na Truth Social, líder americano descreve ação como massiva e alerta para possíveis baixas; explosões atingem Teerã após fracasso em negociações nucleares
Presidente Donald Trump anuncia a morte do Aiatolá Ali Khamenei em ofensiva conjunta de EUA e Israel contra o Irã
Líder supremo iraniano teria sido eliminado em bombardeio coordenado; Teerã nega a informação e promete resposta, enquanto Trump descreve o evento como justiça histórica e chance de mudança no país
Trump adverte Irã contra retaliações e diz que qualquer resposta será respondida com força maior
Presidente americano usa rede social para reforçar tom ameaçador após ofensivas de EUA e Israel; mensagem destaca superioridade militar e promete consequências graves se Teerã decidir revidar
Secretaria da Saúde da Bahia começa a enviar vacina 100% nacional contra a dengue aos 417 municípios do estado
Primeira remessa com cerca de 40 mil doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantan chega priorizando profissionais da Atenção Primária do SUS; aplicação em dose única facilita logística e amplia proteção gradual para faixa etária de 15 a 59 anos
Foto de Zé Cocá ao lado de Bruno Reis gera incômodo na base aliada e reacende debate sobre aeroporto de Jequié
Registro durante cerimônia de recondução do procurador-geral de Justiça reacende desconfianças no Palácio de Ondina; aliados veem sinal de aproximação com oposição e questionam viabilidade da obra como argumento político
Itamaraty condena ofensiva conjunta de EUA e Israel contra o Irã e pede contenção máxima para evitar escalada
Nota oficial destaca grave preocupação com ataques ocorridos em meio a negociações diplomáticas; governo brasileiro reforça defesa da via negociada como único caminho viável para a paz na região e apela por respeito ao Direito Internacional e proteção de civis
Carregando..