Não pode ser vetado o acesso dos presos à família, diz Rui Costa sobre saidinha

“Quero dizer que o presidente Lula sancionou a essência do projeto, que foi tornar mais rígida a liberação de presos em momentos ao longo do ano”, disse o ministro da Casa Civil
Por: Brado Jornal 17.abr.2024 às 10h31
Não pode ser vetado o acesso dos presos à família, diz Rui Costa sobre saidinha
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) preservou o cerne do Projeto de Lei da Saidinha ao rejeitar uma parte da proposta que proibia os detentos de encontrarem seus familiares.

“Quero dizer que o presidente Lula sancionou a essência do projeto, que foi tornar mais rígida a liberação de presos em momentos ao longo do ano”, disse o ministro em entrevista à CNN na manhã desta quarta-feira (17).

“Se tem algo que no mundo inteiro supera o ódio, o desejo do crime, é o laço familiar. Você impedir o contato familiar de quem está preso por um crime, você não está ajudante a pacificar os presídios nem a sociedade. A família, acima de tudo, ajuda a reduzir a criminalidade. Não podemos vetar o acesso de qualquer ser humano à família”, argumentou Rui Costa.

Em 20 de março, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei que restringe as saídas temporárias de presos. O projeto já havia sido aprovado pelos deputados em outubro do ano passado, mas, ao chegar ao Senado, sofreu modificações e, por esse motivo, teve que retornar à Câmara.

O texto aprovado mantém as saídas temporárias e estabelece que os presos elegíveis para tal devem passar por um "exame criminológico" para serem considerados para a progressão de regime.

Para que isso aconteça, por exemplo, seus registros criminais e os resultados do exame criminológico devem demonstrar que o preso será capaz de "se adaptar, com disciplina, demonstrando baixa periculosidade e senso de responsabilidade, ao novo regime".

Atualmente, a legislação não menciona especificamente o exame criminológico nem critérios de baixa periculosidade.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
STF inicia depoimentos sobre tentativa de golpe após eleições de 2022
Autoridades como senadores e deputados, que possuem prerrogativa de foro, podem definir o local, data e horário de seus depoimentos.
Janja rebate críticas e defende fala sobre TikTok com Xi Jinping
Janja enfatizou que sua conversa com Xi Jinping
Trump levanta dúvidas sobre sigilo de diagnóstico de câncer de Biden
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos pelo Partido Republicano, expressou desconfiança sobre a divulgação tardia do diagnóstico de câncer de próstata de seu antecessor, Joe Biden, do Partido Democrata
Aliados de Jair Bolsonaro preveem cenário de prisão para 2026
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mantém o discurso otimista de que estará na disputa presidencial de 2026
Jerônimo convoca reunião de emergência para refazer estratégia contra Neto; Lula derrete e assusta prefeitos
A reunião, realizada em sigilo no Palácio de Ondina, contou com líderes da base aliada
Suprema Corte dos EUA permite deportação de 350 mil venezuelanos ao revogar TPS
O TPS é um mecanismo previsto na legislação americana que oferece proteção temporária a cidadãos de países enfrentando crises graves
Carregando..