PGR defende queixa-crime contra Janones por xingar Jair Bolsonaro

A Procuradoria se manifestou favorável à abertura de queixa-crime no STF no caso em que Janones chamou Bolsonaro de “ladrãozinho de joias”
Por: Brado Jornal 17.abr.2024 às 20h40
PGR defende queixa-crime contra Janones por xingar Jair Bolsonaro
José Cruz/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma manifestação em apoio ao recebimento da queixa-crime apresentada por Jair Bolsonaro contra o deputado André Janones. A ação é motivada por supostas calúnias e injúrias proferidas por Janones em suas redes sociais, onde o parlamentar teria chamado o ex-presidente de “assassino”, “ladrãozinho de joias”, “miliciano ladrão de joias” e outros termos ofensivos.

Agora, o caso está nas mãos da relatora, ministra Cármen Lúcia, para análise. Segundo a PGR, as declarações de Janones ultrapassaram os limites da liberdade de expressão e da imunidade parlamentar, associando-se mais à intenção de difamar a pessoa alvo das palavras do que a um debate político legítimo.

“Ao tratar o querelante por miliciano, ladrão de joias, bandido fujão e assassino e mencionar que ele matou milhares de pessoas na pandemia, o querelado, em tese, ultrapassou os limites da liberdade de expressão e os contornos da imunidade parlamentar material. O contexto parece completamente estranho ao debate político, associando-se apenas à intenção de atingir a pessoa contra quem as palavras foram dirigidas. Nessas condições, o Ministério Público Federal opina pelo recebimento da queixa-crime”, declarou a PGR.

Em janeiro deste ano, a ministra Cármen Lúcia havia proposto uma audiência de conciliação entre as partes, mas não houve interesse por parte delas.

A PGR ressaltou que a liberdade de expressão, embora seja um direito constitucional, não é absoluta e não pode servir como escudo para a prática de crimes. Da mesma forma, a imunidade parlamentar material não pode ser utilizada para proferir ofensas injustificadas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputado Gil Diniz apaga convocação e remove críticas a ministros do STF
Parlamentar edita post sobre manifestação na Paulista após recomendação de cautela do entorno de Flávio Bolsonaro
Hilton Coelho ironiza reajuste do Planserv e chama de “vampirinho” o governo Jerônimo
Deputado do PSOL critica aumento nas contribuições sem melhoria no atendimento; aponta precariedade em consultas, exames e rede credenciada, cobrando revisão urgente da política do plano de saúde dos servidores baianos
Michelle Bolsonaro opta por não apoiar campanha de Flávio
Decisão comunicada a Jair Bolsonaro surge após mensagem do senador que a teria ofendido; aliados dizem que reconciliação ainda é possível com pedido de desculpas
Carregando..