Zé Dirceu disse que merece voltar à Câmara

Ex-ministro de Lula condenado pelo escândalo do mensalão e na Lava Jato afirma que tomará a decisão sobre candidatura com o PT no segundo semestre do ano que vem
Por: Brado Jornal 22.abr.2024 às 16h38
Zé Dirceu disse que merece voltar à Câmara
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em conversa com jornalistas após evento em São Paulo nesta segunda-feira, 22, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT), condenado tanto no mensalão e quanto pela operação Lava Jato, disse que pretende voltar à Câmara dos Deputados e afirmou que isso seria uma questão de justiça:

“Até por justiça, creio que mereço voltar à Câmara. Fui cassado sem nenhuma prova, para me tirar da vida política e institucional do País”, declarou ex-ministro o petista.

Ele argumenta que perdeu o mandato de deputado sob acusação de ser “chefe de quadrilha” no escândalo do mensalão, mas que condenação foi revertida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2016, e que, por esse motivo, teria de ser “anistiado” pelos parlamentares.


Cassado

Em 2005, Dirceu teve o mandato cassado após ser apontado como o responsável por liderar o esquema de pagamento de propinas a parlamentares, o mensalão. Em 2012, o STF condenou Dirceu por formação de quadrilha e corrupção ativa pelo mensalão.

O nome de Dirceu também esteve envolvido nas investigações sobre desvios de recursos públicos de estatais. Em agosto de 2015, ele foi preso preventivamente pela Operação Lava Jato. No ano seguinte, o ex-juiz Sergio Moro condenou o ex-ministro a 23 anos e três meses de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O ex-deputado foi solto em novembro de 2019 e tenta agora anular as condenações na Lava Jato para ter o caminho livre a uma eventual candidatura nas eleições de 2026.

Pela Lei da Ficha Limpa, Dirceu está inelegível e não pode tomar posse em cargos públicos, mas sua defesa entrou, em janeiro, com uma petição no STF para anular todas as condenações na Lava Jato. O caso está com o ministro Gilmar Mendes.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Recondução de Gonet à PGR é aprovada com margem estreita no Senado
Apoio apertado reflete perda de respaldo entre senadores opositores e tensões políticas na sabatina
Chanceler brasileiro solicita análise de proposta americana para revogar tarifas elevadas
Diálogo breve em cúpula do G7 reacende apelos do Brasil por exame do plano apresentado em 4 de novembro
Nova etapa da Operação Sem Desconto é iniciada por PF e CGU
Autoridades cumprem mandados em 15 estados e no DF contra fraudes em benefícios previdenciários
Jorge Araújo assume vaga de deputado federal com nomeação de João Leão na Prefeitura de Salvador
A alteração também afeta a Câmara Municipal de Salvador, onde o suplente Sandro Bahiense (PP) retornará ao cargo no Legislativo local
Polícia Federal prende ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto em nova fase de operação contra fraudes em benefícios
Ex-gestor é alvo de mandado em ação que apura desvios de até R$ 6,3 bilhões em descontos não autorizados de aposentados e pensionistas
Trump busca alívio no custo de vida e abre negociações tarifárias com o Brasil
Na terça-feira (11), o presidente republicano anunciou à Fox News planos para importar mais café e cortar tarifas, prometendo soluções “rápidas e fáceis”.
Carregando..