PT não lançará candidatos para “preparar terreno” de 2026, diz Gleisi

Presidente da sigla diz que estratégia de apoiar nomes de fora do partido nas eleições municipais busca criar “campo amplo” nos municípios
Por: Brado Jornal 24.abr.2024 às 14h22
PT não lançará candidatos para “preparar terreno” de 2026, diz Gleisi
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), disse nesta quarta-feira (24) que a sigla vai abrir mão de candidaturas próprias nas eleições municipais de 2024 para preparar o terreno para o pleito de 2026. Segundo a congressista, a prioridade será formar um “campo amplo” e investir em nomes do “campo democrático e progressista”, mesmo que de fora do partido.

“Para nós, é muito importante que o campo democrático saia fortalecido das eleições. Não precisa ser só o PT a ter candidato e ganhar. Fortalecer esse campo democrático é fundamental. Por isso a estratégia é muito diferente da de 2020, quando estimulamos muito as candidaturas próprias e não tínhamos uma frente mais constituída […] Agora temos que defender a democracia, o presidente Lula, preparar o terreno de 2026 e tem que ser com o campo amplo”, afirmou em entrevista ao SBT News. 

Gleisi disse que a prioridade do PT neste ano será a candidatura do deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) para a Prefeitura de São Paulo. Afirmou que a disputa com o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), será extremamente politizada, mas que conta com o eleitorado de centro-esquerda da cidade para conquistar o pleito.

“Acho que a cidade de São Paulo tem mais uma perspectiva do nosso campo, democrata e progressista, tem uma história da centro-esquerda, de ter um eleitorado que apoia. Vamos apostar muito nisso. Mas não subestimamos a máquina do Estado, sei como funciona. O prefeito tem uma máquina enorme e ainda vai entrar a máquina do Estado com o apoio do governador. Vão jogar pesado, mas vamos ter que fazer esse embate e enfrentamento”, declarou a presidente do PT.

A congressista ainda mencionou as candidaturas de Maria do Rosário (PT-RS) para a Prefeitura de Porto Alegre e de Rogério Correia (PT-MG) em Belo Horizonte. Disse que as candidaturas servirão para organizar o partido nas capitais em questão.

“No Rio, estamos conversando com Eduardo Paes e propomos um vice nosso. Ele tem resistência, quer conversar com outros partidos, mas temos dito que é importante ver um vice nosso na chapa, porque sabemos que a eleição no Rio não vai ser fácil”, afirmou Gleisi.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump busca alívio no custo de vida e abre negociações tarifárias com o Brasil
Na terça-feira (11), o presidente republicano anunciou à Fox News planos para importar mais café e cortar tarifas, prometendo soluções “rápidas e fáceis”.
Moraes prorroga prazo para governador do Rio fornecer dados da operação Contenção
Autoridade judicial concede extensão até dia 17 para análise de documentos periciais e registros da ação mais mortal do país
Operação Sem Desconto prende líderes de fraudes no INSS e promete mais ações
Entre os detidos está o ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto.
Manifestantes tentam invadir área restrita da COP30 em Belém
Confronto entre ativistas e equipe de segurança gera cancelamentos e eco global
Jorge Araújo assume vaga de deputado federal com nomeação de João Leão na Prefeitura de Salvador
A alteração também afeta a Câmara Municipal de Salvador, onde o suplente Sandro Bahiense (PP) retornará ao cargo no Legislativo local
Lewandowski alerta que tratar facções como terroristas pode comprometer soberania do Brasil
Ministro critica relatório sobre PL e defende competências da PF
Carregando..