PT não lançará candidatos para “preparar terreno” de 2026, diz Gleisi

Presidente da sigla diz que estratégia de apoiar nomes de fora do partido nas eleições municipais busca criar “campo amplo” nos municípios
Por: Brado Jornal 24.abr.2024 às 14h22
PT não lançará candidatos para “preparar terreno” de 2026, diz Gleisi
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), disse nesta quarta-feira (24) que a sigla vai abrir mão de candidaturas próprias nas eleições municipais de 2024 para preparar o terreno para o pleito de 2026. Segundo a congressista, a prioridade será formar um “campo amplo” e investir em nomes do “campo democrático e progressista”, mesmo que de fora do partido.

“Para nós, é muito importante que o campo democrático saia fortalecido das eleições. Não precisa ser só o PT a ter candidato e ganhar. Fortalecer esse campo democrático é fundamental. Por isso a estratégia é muito diferente da de 2020, quando estimulamos muito as candidaturas próprias e não tínhamos uma frente mais constituída […] Agora temos que defender a democracia, o presidente Lula, preparar o terreno de 2026 e tem que ser com o campo amplo”, afirmou em entrevista ao SBT News. 

Gleisi disse que a prioridade do PT neste ano será a candidatura do deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) para a Prefeitura de São Paulo. Afirmou que a disputa com o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), será extremamente politizada, mas que conta com o eleitorado de centro-esquerda da cidade para conquistar o pleito.

“Acho que a cidade de São Paulo tem mais uma perspectiva do nosso campo, democrata e progressista, tem uma história da centro-esquerda, de ter um eleitorado que apoia. Vamos apostar muito nisso. Mas não subestimamos a máquina do Estado, sei como funciona. O prefeito tem uma máquina enorme e ainda vai entrar a máquina do Estado com o apoio do governador. Vão jogar pesado, mas vamos ter que fazer esse embate e enfrentamento”, declarou a presidente do PT.

A congressista ainda mencionou as candidaturas de Maria do Rosário (PT-RS) para a Prefeitura de Porto Alegre e de Rogério Correia (PT-MG) em Belo Horizonte. Disse que as candidaturas servirão para organizar o partido nas capitais em questão.

“No Rio, estamos conversando com Eduardo Paes e propomos um vice nosso. Ele tem resistência, quer conversar com outros partidos, mas temos dito que é importante ver um vice nosso na chapa, porque sabemos que a eleição no Rio não vai ser fácil”, afirmou Gleisi.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Malafaia desafia investigação de Alexandre de Moraes e critica inquérito do STF
Pastor reage à inclusão em apuração da Polícia Federal e promete intensificar críticas ao Supremo
Alexandre de Moraes solicita julgamento de Jair Bolsonaro e outros réus no STF
Ministro pede que Cristiano Zanin marque data para análise de acusações de tentativa de golpe em 2022
Polícia Federal investiga Silas Malafaia por suspeita de obstrução em caso de tentativa de golpe
Líder religioso é alvo de inquérito que também envolve Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo
Ministros do TST recebem auxílios de até R$ 176 mil e benefícios exclusivos
Verbas indenizatórias, carros de luxo e sala VIP no aeroporto de Brasília geram polêmica sobre gastos do tribunal
Vídeo de Janja da Silva sobre poluição do rio Subaé gera mal-estar com PT baiano
“Passadas quatro décadas desde a canção, o rio continua assim”
Documentos de Heleno revelam críticas a Bolsonaro e registros de vigilância
Ex-ministro do GSI anotou monitoramento de estudantes cubanos e investigações sobre o Coaf, além de apontar falhas na gestão da pandemia
Carregando..