PGR pede que Bolsonaro continue inelegível no caso dos embaixadores

Órgão entendeu que decisão do TSE comprovou desvio de finalidade em reunião realizada pelo então presidente com embaixadores
Por: Brado Jornal 25.abr.2024 às 15h31
PGR pede que Bolsonaro continue inelegível no caso dos embaixadores
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou um recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o condenou à inelegibilidade de oito anos. A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu que o STF rejeite esse recurso.

Em junho de 2023, o TSE considerou que Bolsonaro cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação ao questionar a lisura do sistema eleitoral durante um encontro com embaixadores. O ex-presidente já recorreu dentro do TSE e agora busca reverter o resultado no STF.

O vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa Barbosa, apresentou um parecer pela rejeição, argumentando que o STF não pode reanalisar as provas do julgamento. O atual chefe da PGR, Paulo Gonet, atuou nesse caso no TSE e defendeu a procedência da ação.

Barbosa escreveu: “Para revisitar a conclusão firmada pelo TSE e assentar que o discurso proferido pelo então Presidente da República se encontra nos limites legais da liberdade de expressão e não configura desinformação ofensiva à normalidade do processo eleitoral seria indispensável a reincursão no acervo fático-probatório.”

O relator do caso no STF é o ministro Cristiano Zanin. Na semana passada, a defesa de Bolsonaro apresentou um pedido para que Zanin seja declarado suspeito ou impedido no caso, alegando que ele atuou como advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma ação sobre os mesmos fatos analisados.

Além disso, em outubro, Bolsonaro foi novamente condenado pelo TSE por abuso de poder político e econômico nas comemorações do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro de 2022. O ex-presidente também recorre contra essa decisão. Caso uma das duas condenações seja derrubada, a outra permanecerá válida, inclusive com o prazo de inelegibilidade até 2030.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Estudante de 24 anos morre atropelada por caminhão durante o Carnaval em Salvador
Acidente aconteceu no circuito Barra-Ondina; vítima tentou subir no veículo e caiu
Deputado Gil Diniz apaga convocação e remove críticas a ministros do STF
Parlamentar edita post sobre manifestação na Paulista após recomendação de cautela do entorno de Flávio Bolsonaro
Tiroteio deixa dois feridos no Carnaval de Salvador
Incidente ocorreu durante o bloco Kuviteiras no circuito Osmar; vítimas receberam atendimento médico imediato
Michelle Bolsonaro opta por não apoiar campanha de Flávio
Decisão comunicada a Jair Bolsonaro surge após mensagem do senador que a teria ofendido; aliados dizem que reconciliação ainda é possível com pedido de desculpas
Hilton Coelho ironiza reajuste do Planserv e chama de “vampirinho” o governo Jerônimo
Deputado do PSOL critica aumento nas contribuições sem melhoria no atendimento; aponta precariedade em consultas, exames e rede credenciada, cobrando revisão urgente da política do plano de saúde dos servidores baianos
Ex-pugilista Reginaldo Hollyfield é preso por violência doméstica em Salvador
Prisão em flagrante ocorreu na noite de domingo (15); ele segue detido na Deam de Periperi
Carregando..