R$ 1 bi em viagens: Lula pede mais viagens pelo Brasil e menos ao exterior

Para impulsionar o turismo regional, Lula incentivou a compra de aviões da Embraer, que são menores que das concorrentes como Airbus e Boeing
Por: Brado Jornal 27.abr.2024 às 09h28 - Atualizado: 26.abr.2024 às 23h28
R$ 1 bi em viagens: Lula pede mais viagens pelo Brasil e menos ao exterior
Foto: Ricardo Stuckert/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (26) que as pessoas precisam conhecer mais o Brasil em vez de viajarem para o exterior. Em evento de entrega de um avião da Embraer para a Azul, o petista disse que cabe a todos do governo incentivarem mais a aviação regional.

“Ao invés de a gente viajar para ver o Museu do Louvre, em Paris, ao invés de a gente querer viajar para Disney, que é muito importante, era preciso que o nosso povo conhecesse o Brasil”, afirmou.

O presidente afirmou ser preciso que os jovens brasileiros conheçam os biomas do país. Ele elogiou em particular a região Amazônica, com Belém (PA) e sua gastronomia. Também citou Alter do Chão, que também fica no Pará.

“Porque a gente não gosta do Brasil, porque a gente não visita o Brasil, porque a gente prefere ir para fora. É preciso que a gente comece a mudar, inclusive, os discursos da Embratur, do Ministério do Turismo, do Presidente da República, do presidente da Gol, do presidente da Embraer, do ministro da Fazenda”, afirmou.

Segundo Lula, o país precisa de mais voos para cidades com menos habitantes. Para isso, o presidente defendeu a compra de aviões da Embraer, que são menores do que de concorrentes como Airbus e Boeing.

“Eu e o [Geraldo] Alckmin [vice-presidente] assumimos um compromisso de a gente conversar com essa gente [empresas aéreas] e dizer o seguinte: ‘Ô cara, você quer viajar com 20 horas de autonomia, tudo bem, você pode comprar um outro avião, mas o Brasil tem quase 6.000 municípios. O Brasil tem 27 capitais. O Brasil tem cidade de 200 mil habitantes, de 250, de 300′”, afirmou.


MAIS AEROPORTOS NACIONAIS

Na mesma cerimônia, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou que haverá mais aeroportos nas regiões Norte e Nordeste.

“O presidente Lula, no seu governo, vai construir 10 novos aeroportos. Mais de 25 aeroportos na região Norte do país, mais de 20 novos aeroportos na região Nordeste”, afirmou.

Já o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que haverá incentivo para a aviação regional. O setor terá alíquota diferenciada na regulamentação da reforma tributária. Segundo ele, o texto enviado ao Congresso na 4ª feira (24.abr) precisará de mudanças.

“Vamos fazer chegar ao Congresso as sugestões para que a aviação regional que tem alíquota diferenciada na emenda constitucional e, portanto, tem um estímulo adicional passe a fazer parte do dia a dia do brasileiro”, declarou Haddad.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Paulo Vieira revela convite pessoal de Lula e Janja para participar de homenagem na Sapucaí
Humorista desfila como Lula após convite pessoal do casal presidencial para ala da Acadêmicos de Niterói
Hilton Coelho ironiza reajuste do Planserv e chama de “vampirinho” o governo Jerônimo
Deputado do PSOL critica aumento nas contribuições sem melhoria no atendimento; aponta precariedade em consultas, exames e rede credenciada, cobrando revisão urgente da política do plano de saúde dos servidores baianos
Deputado Gil Diniz apaga convocação e remove críticas a ministros do STF
Parlamentar edita post sobre manifestação na Paulista após recomendação de cautela do entorno de Flávio Bolsonaro
Lula participa de apresentação da BaianaSystem no carnaval de Salvador
Presidente dança em camarote durante show no circuito Campo Grande em meio a investigações federais e ajustes fiscais
Ex-pugilista Reginaldo Hollyfield é preso por violência doméstica em Salvador
Prisão em flagrante ocorreu na noite de domingo (15); ele segue detido na Deam de Periperi
Michelle Bolsonaro opta por não apoiar campanha de Flávio
Decisão comunicada a Jair Bolsonaro surge após mensagem do senador que a teria ofendido; aliados dizem que reconciliação ainda é possível com pedido de desculpas
Carregando..