Congresso dos EUA mostra como o STF agia com a direita no Brasil

O Congresso americano divulgou 86 novas páginas contendo documentos do Judiciário brasileiro
Por: Brado Jornal 07.mai.2024 às 16h36
Congresso dos EUA mostra como o STF agia com a direita no Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pouco menos de um mês após expor uma série de ordens judiciais contra o X (antigo Twitter), o Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos revelou, nesta terça-feira (7), novos documentos que mostram decisões do ministro do STF Alexandre de Moraes contra usuários de direita em outras redes sociais, como o Rumble, Youtube e Instagram, incluindo perfis de parlamentares e jornalistas.

O novo compilado de documentos obtido pelo Comitê conta com uma ordem de abril de 2024 para o X, do empresário Elon Musk, bem como nove determinações para o Rumble, ordenando que as empresas de mídia social suspendessem ou removessem contas populares no prazo de duas horas, sob pena de multas diárias de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

As decisões sigilosas contra a plataforma de vídeo Rumble fazem menção apenas à conta do influenciador Monark. No entanto, as ordens judiciais também atingiram contas do deputado federal Nikolas Ferreira, do senador Alan Rick e do jornalista Rodrigo Constantino em outras plataformas, como o Instagram, Youtube e o X.

Em uma das decisões, Moraes determinou o afastamento de garantias individuais de Monark por ter publicado no Rumble uma entrevista com o deputado federal Filipe Barros (PL-PR), supostamente contendo notícias falsas sobre a integridade das urnas. Diz um trecho da decisão:

"Em face das circunstâncias apontadas, imprescindível a realização de diligências, inclusive com o afastamento excepcional de garantias individuais que não podem ser utilizadas como um verdadeiro escudo protetivo para a prática de atividades ilícitas", escreveu Moraes ao determinar o bloqueio de contas do influenciador nas redes sociais Discord, Meta, Rumble, Telegram e X (antigo Twitter).

Ainda, o ministro impôs uma medida cautelar contra Monark para abstenção de "publicação, promoção, replicação e compartilhamento das notícias fraudulentas (fake news) objeto da presente decisão", sob pena de multa diária de R$ 10 mil no caso de descumprimento.

Ao todo, o Congresso americano divulgou 86 novas páginas contendo documentos do Judiciário brasileiro.


Audiência Pública no Congresso

Os novos documentos envolvendo denúncias de censura no Brasil foram divulgados no mesmo dia em que ocorre uma audiência pública na Câmara dos EUA, aberta na manhã desta terça (7) pelo deputado americano Chris Smith, do Partido Republicano e presidente do Subcomitê Global de Direitos Humanos.

Com o tema “Brasil: uma crise da democracia, liberdade e do Estado de direito?”, os parlamentares americanos irão ouvir o jornalista americano que revelou em primeira mão o Twitter Files Brasil, Michael Sellenberger, em colaboração com a Gazeta do Povo; Christopher Pavlovski, fundador e CEO da plataforma Rumble, o jornalista Paulo Figueiredo e Fábio de Sá e Silva, professor de estudos brasileiros da Universidade de Oklahoma.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Atropelamento deixa torcedores do Bahia feridos após jogo em Salvador
Testemunhas relatam que o impacto foi intenso, com cerca de cinco pessoas atingidas, embora o número exato ainda não tenha sido oficialmente divulgado
STF inicia depoimentos sobre tentativa de golpe após eleições de 2022
Autoridades como senadores e deputados, que possuem prerrogativa de foro, podem definir o local, data e horário de seus depoimentos.
Moraes rejeita pedido de Bolsonaro para adiar depoimentos em inquérito sobre golpe
Em sua decisão, Moraes afirmou que a disponibilização do material não impacta o curso do processo nem modifica as acusações formuladas pela PGR
Kaká se diz pronto para apoiar Ancelotti na Seleção Brasileira
Estou à disposição para ajudar a seleção, caso considerem que posso ser útil
Bolsonaro critica mensagens de ex-ajudante que preferia Lula a Michelle em 2026
Bolsonaro defendeu Michelle, destacando sua capacidade de manter a ordem.
Ataque em bar de Camaçari deixa um morto e quatro feridos
Um ataque violento transformou uma noite de confraternização em tragédia
Carregando..