É preciso uma certa regulação da internet, diz Lula

Presidente diz que o Brasil “não merecia essa indústria de fake news”, que “vive contando mentira para a sociedade”
Por: Brado Jornal 07.mai.2024 às 12h21
É preciso uma certa regulação da internet, diz Lula
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (7) esperar que, “em algum momento”, o Congresso e a sociedade brasileira “se dêem conta de que é preciso uma certa regulação” da internet, para que ela seja usada como “melhoria civilizatória da humanidade”.

O chefe do Executivo deu a declaração em entrevista a rádios no programa “Bom dia, presidente”, da EBC. Ele citou a quantidade de conteúdos desinformativos sobre as enchentes no Rio Grande do Sul e disse que o Brasil “não merecia essa indústria de fake news” que “vive contando mentira para a sociedade”. 

Mais adiante na entrevista, Lula declarou ter o “sentimento de que o clima no Brasil melhorou muito” e “tende a melhorar mais”. Segundo ele, “as pessoas vão começar a deixar de lado” aqueles que são “raivosos” e “pregam o ódio”, na medida em que elas veem que o “governo está trabalhando” e que “as coisas estão melhorando na vida” delas. 

O presidente disse que “sempre existiu” uma certa polarização no país, mas que havia “um nível civilizatório de discussão”, em que não se “ofendia” os outros.

Segundo ele, o governo quer que cada cidade tenha uma biblioteca, pois é “preciso pensar em livros” e “não em armas”. O presidente disse: “Não é tarefa fácil, não. O bicho está solto. Tem muita gente ruim, falando mentira, pregando ódio, ofendendo”. 

E acrescentou: “É uma coisa que não ajuda. Por isso que eu trabalho, também, com a vontade de que, em algum momento, o Congresso Nacional, a sociedade brasileira, os internautas do mundo se deem conta de que é preciso uma certa regulação [da internet] para que a gente utilize a internet como uma melhoria civilizatória da humanidade e não como piora”.

Lula afirmou que a polarização atual se divide entre os que “agem de forma civilizatória” e respeitam “o direito dos outros” e os que “vivem de fake news” –os que, conforme o chefe do Executivo, é preciso “derrotar”. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
João Roma reafirma pré-candidatura ao governo da Bahia
Ex-ministro tenta se vender como oposição, mas segue como mais um aliado da base esquerdista no estado
Moraes rejeita pedido de Bolsonaro para adiar depoimentos em inquérito sobre golpe
Em sua decisão, Moraes afirmou que a disponibilização do material não impacta o curso do processo nem modifica as acusações formuladas pela PGR
Bolsonaro critica mensagens de ex-ajudante que preferia Lula a Michelle em 2026
Bolsonaro defendeu Michelle, destacando sua capacidade de manter a ordem.
STF inicia depoimentos sobre tentativa de golpe após eleições de 2022
Autoridades como senadores e deputados, que possuem prerrogativa de foro, podem definir o local, data e horário de seus depoimentos.
Carregando..