Conselho de Ética da Câmara abre processo de cassação de Chiquinho Brazão

Órgão da Câmara aprovou, por 16 votos a 1, a abertura do processo para perda de mandato do acusado de mandar matar Marielle
Por: Brado Jornal 15.mai.2024 às 15h34
Conselho de Ética da Câmara abre processo de cassação de Chiquinho Brazão
Foto: Agência Brasil

O Conselho de Ética da Câmara aprovou nesta quarta-feira (15) uma representação que pede a cassação do mandado do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol-RJ) e de seu motorista, Anderson Gomes, em 2018.

O parecer da relatora, deputada Jack Rocha (PT-ES), favorável à perda de mandato do congressista, foi aprovado por 16 votos a favor e 1 contrário.

Com a admissibilidade da representação aprovada, Chiquinho terá o prazo de 10 dias úteis para apresentar uma defesa escrita com provas de inocência para não perder o cargo.

A reunião do Conselho de Ética durou mais de 3 horas. Depois do veredito, congressistas do Psol comemoraram a decisão nas redes sociais.

“O processo pela cassação está, finalmente, aberto! Vamos até o fim: Justiça por Marielle! Abaixo as milícias!”, escreveu a deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP).

“Que a Justiça seja feita e os envolvidos sejam responsabilizados”, disse Talíria Petrone (Psol-RJ).


A PRISÃO

Chiquinho Brazão foi preso em 24 de março deste ano, acusado de ser um dos mandantes do assassinato de Marielle e de Anderson Gomes. A operação deflagrada pela PF (Polícia Federal) foi autorizada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

Por se tratar de um congressista eleito, a prisão do deputado deveria ser referendada pela Câmara. Em 10 de abril, por 277 a 129, a Casa Baixa aprovou a detenção do deputado. Nesse mesmo dia, o Conselho de Ética instaurou um processo de cassação de mandado contra Brazão.

O pedido foi feito pelo Psol, partido de Marielle, que declarou se tratar de “uma necessidade”. Segundo a legenda, cada dia que Brazão continua no cargo é “mais um dia de mácula e de mancha na história” da Câmara.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
No PL: Valdemar anuncia Raíssa Soares como pré-candidata a deputada federal pela Bahia
Conhecida por sua atuação como ex-secretária de Saúde de Porto Seguro e por sua forte influência na região sul da Bahia
Alexandre de Moraes faz piada com influenciador sobre sanção dos EUA
Encontro no STF durante evento “Leis e Likes” gera momento descontraído
Bolsonaro contesta acusações de golpe e solicita absolvição no STF
Defesa apresenta alegações finais e questiona delação de Mauro Cid
Contas de marido de Carla Zambelli são congeladas pelo STF em Israel
Medida de Alexandre de Moraes atinge finanças de Antônio Aginaldo enquanto deputada segue detida em Roma
Jânio Natal enfrenta risco de cassação no STF após derrota unânime no TSE
Decisão pode levar Porto Seguro a realizar novas eleições
Crise na cultura baiana: manifesto critica gestão de Bruno Monteiro
Artistas denunciam desmonte cultural e cobram políticas públicas estruturadas
Carregando..