Conselho de Ética da Câmara abre processo de cassação de Chiquinho Brazão

Órgão da Câmara aprovou, por 16 votos a 1, a abertura do processo para perda de mandato do acusado de mandar matar Marielle
Por: Brado Jornal 15.mai.2024 às 15h34
Conselho de Ética da Câmara abre processo de cassação de Chiquinho Brazão
Foto: Agência Brasil

O Conselho de Ética da Câmara aprovou nesta quarta-feira (15) uma representação que pede a cassação do mandado do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol-RJ) e de seu motorista, Anderson Gomes, em 2018.

O parecer da relatora, deputada Jack Rocha (PT-ES), favorável à perda de mandato do congressista, foi aprovado por 16 votos a favor e 1 contrário.

Com a admissibilidade da representação aprovada, Chiquinho terá o prazo de 10 dias úteis para apresentar uma defesa escrita com provas de inocência para não perder o cargo.

A reunião do Conselho de Ética durou mais de 3 horas. Depois do veredito, congressistas do Psol comemoraram a decisão nas redes sociais.

“O processo pela cassação está, finalmente, aberto! Vamos até o fim: Justiça por Marielle! Abaixo as milícias!”, escreveu a deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP).

“Que a Justiça seja feita e os envolvidos sejam responsabilizados”, disse Talíria Petrone (Psol-RJ).


A PRISÃO

Chiquinho Brazão foi preso em 24 de março deste ano, acusado de ser um dos mandantes do assassinato de Marielle e de Anderson Gomes. A operação deflagrada pela PF (Polícia Federal) foi autorizada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

Por se tratar de um congressista eleito, a prisão do deputado deveria ser referendada pela Câmara. Em 10 de abril, por 277 a 129, a Casa Baixa aprovou a detenção do deputado. Nesse mesmo dia, o Conselho de Ética instaurou um processo de cassação de mandado contra Brazão.

O pedido foi feito pelo Psol, partido de Marielle, que declarou se tratar de “uma necessidade”. Segundo a legenda, cada dia que Brazão continua no cargo é “mais um dia de mácula e de mancha na história” da Câmara.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Michelle Bolsonaro reformula discurso e estratégia para as eleições de 2026
Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama do Brasil, está redefinindo sua atuação política
STF inicia depoimentos sobre tentativa de golpe após eleições de 2022
Autoridades como senadores e deputados, que possuem prerrogativa de foro, podem definir o local, data e horário de seus depoimentos.
BR-324 enfrenta problemas após fim da concessão da Via Bahia
A transição, anunciada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, marcou o que ele chamou de “novo 2 de julho da Bahia”
Alexandre de Moraes cobra seriedade em depoimento sobre tentativa de golpe
A audiência, realizada por videoconferência, integra o julgamento do núcleo 1, que investiga a tentativa de golpe em 2022
João Roma reafirma pré-candidatura ao governo da Bahia
Ex-ministro tenta se vender como oposição, mas segue como mais um aliado da base esquerdista no estado
Moraes rejeita pedido de Bolsonaro para adiar depoimentos em inquérito sobre golpe
Em sua decisão, Moraes afirmou que a disponibilização do material não impacta o curso do processo nem modifica as acusações formuladas pela PGR
Carregando..